Sofrer com queda na libido é algo comum entre pessoas que estão em um relacionamento há muito tempo ou que estão na terceira idade, momento da vida em que o corpo passa por uma desaceleração na produção dos hormônios sexuais. Dependendo do fator que está levando a pessoa a não sentir vontade de fazer sexo, o tratamento pode incluir terapia, medicamentos, acessórios eróticos e novas posições sexuais, mas, de acordo com um estudo recente, há uma forma mais simples de recuperar o desejo sexual : arrumar a casa.

Leia também: Manter a casa organizada é possível; veja dicas para deixar tudo em ordem

Libido em baixa? De acordo com estudo, se esforçar mais em manter a casa arrumada pode ajudar a recuperá-la
Shutterstock
Libido em baixa? De acordo com estudo, se esforçar mais em manter a casa arrumada pode ajudar a recuperá-la

É isso mesmo. De acordo com a pesquisa realizada pela Clearabee – companhia britânica de coleta de lixo –, 49% das pessoas entrevistadas consideram quartos bagunçados e cheios de objetos acumulados como algo extremamente “brochante”. Além de ser desagradável, e aparentemente fazer a libido ficar em baixa, a bagunça alheia também foi apontada como o segundo maior motivo de discussões semanais entre casais, perdendo apenas para questões financeiras.

Em segundo lugar na lista de coisas que fazem as pessoas perderem a vontade de transar estão as roupas de cama desgastadas. Para 43% dos entrevistados, lençóis com buraquinhos não são nada excitantes. A temperatura do ambiente também parece ser algo que coloca a intimidade em jogo; 41% das pessoas consultadas para o estudo perdem vontade de transar quando o quarto está sempre muito frio, enquanto 39% o fazem porque o cômodo está muito quente. Por fim, vêm as pessoas que preferem transar no escuro: 38% dos entrevistados se incomoda com luzes muito fortes na hora H.

Leia também: Libido das mulheres cai conforme a idade avança, mas não por falta de ânimo

Pode até parecer sem sentido, mas, de acordo com Jo Hemmings, psicóloga e coach de relacionamentos consultada pelo veículo britânico “The Sun”, a bagunça pode realmente ser algo “brochante”. “Dizem que uma casa arrumada é uma mente arrumada, e isso se aplica ainda mais aos casais, especialmente quando um deles é ‘naturalmente’ mais bagunceiro que o outro, fazendo com que o ressentimento cresça dos dois lados. Tornar o quarto uma zona livre de bagunça é uma forma simples de criar uma relação mais calma, harmoniosa e íntima”, comenta.

Distúrbios de libido

Sim, criar um ambiente em que o casal se sinta confortável e se irritem menos um com o outro contribui para que o desejo sexual se mantenha em alta, mas há situações em que a queda na libido é realmente causada por um distúrbio. De acordo com o endocrinologista Danilo Höfling , o problema é caracterizado pela diminuição ou ausência da vontade de fazer sexo acompanhada de um incômodo com relação à situação. Como tanto as causas quanto os tratamentos são variados, é necessário que as pessoas procurem um médico e conversem abertamente sobre o problema.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!