Se você é uma daquelas pessoas que gosta de experimentar “só um pedacinho” do que o seu parceiro está comendo, pode ficar tranquila. A ciência deu a desculpa perfeita para roubar comida do prato de outra pessoa, porque, segundo estudo, esse comportamento indica que vocês têm um bom relacionamento.

Leia também: Pesquisa diz que dormir separado está virando rotina para casais

Dividir comida libera oxitocina e pode beneficar o seu relacionamento
shutterstock
Dividir comida libera oxitocina e pode beneficar o seu relacionamento

O estudo feito no Reino Unido e publicado na revista especializada da Sociedade Real de Londres, a “Proceedings of the Royal Society”, afirmou que compartilhar alimentos é realmente um sinal de carinho, benéfico para o relacionamento de ambos e não tem nada a ver com gula.

Para descobrir isso, os pesquisadores analisaram o comportamento de chimpanzés e descobriram que o ato de compartilhar alimentos libera níveis de hormônio oxitocina — o "hormônio do amor" —, que encoraja a ligação e a cooperação entre pessoas que não estão relacionadas, ou seja, namorados ou amigos.

Leia também: 8 fatos que indicam que a relação vai acabar em divórcio, segundo a ciência

"Os indivíduos apresentaram níveis mais elevados de oxitocina após o compartilhamento de alimentos em comparação com outros tipos de interação social, independentemente dos níveis de vínculo social prévio", diz a publicação. "As relações de cooperação duradouras também foram referidas como fortes laços sociais, que se caracterizam por altas taxas de comportamentos cooperativos."

De acordo com a pesquisa, esses "relacionamentos duradouros" entre os mamíferos costumam durar muitos meses ou anos e, inclusive, existem evidências de que os indivíduos que mantêm tais relações cooperativas têm mais filhos do que aqueles que não o fazem.

Leia também: Discutir deixa os casais mais felizes e melhora o sexo, diz especialista

O objetivo desse estudo foi entender a importância da cooperação entre indivíduos que não são da mesma família. "Os seres humanos se destacam nas trocas cooperativas entre indivíduos não relacionados. Embora este traço seja fundamental para o sucesso de nossa espécie, sua evolução e mecanismos são mal compreendidos", afirmam os pesquisadores. 

Então, da próxima vez que seu companheiro ou seus amigos brigarem com você por pedir um pouco da comida deles, lembre que isso é um sinal de que o relacionamento pode ser duradouro e que a ligação entre vocês fica mais forte a cada pedaço roubado do prato alheio.  Se a ciência diz que é benéfico, por que argumentar?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!