Não é difícil encontrar mulheres de idades diversas que se queixam de dores durante ou após a relação sexual. Ao mesmo tempo em que o problema pode ser causado por condições severas e que requerem tratamento especializado – como o  vaginismo, a dispareunia ou até endometriose –, a sexóloga Carla Cecarello, do site “C-Date”, afirma que, normalmente, a ardência que essas mulheres sentem durante o sexo é causada pelo ressecamento vaginal.

O ressecamento vaginal ocorre quando, por algum motivo, as glândulas da vagina produzem pouca secreção. Por deixar o canal vaginal menos lubrificado, isso pode fazer com que o sexo se torne algo bastante doloroso
Shutterstock
O ressecamento vaginal ocorre quando, por algum motivo, as glândulas da vagina produzem pouca secreção. Por deixar o canal vaginal menos lubrificado, isso pode fazer com que o sexo se torne algo bastante doloroso

De acordo com um estudo recente encomendado pela farmacêutica TEVA, das mais de mil mulheres entrevistadas, 20% desconhece totalmente o problema, enquanto 88% delas demonstram um conhecimento superficial sobre o ressecamento vaginal . Conforme explica o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, há muitos fatores que podem causar essa “falha” na lubrificação natural da mulher, que é produzida por glândulas da vagina e torna a penetração confortável. Confira 6 fatores que podem ocasionar o problema e como lidar com cada um deles:

1. Limpeza em excesso

Apesar de as pessoas não gostarem (e muitas vezes não entenderem) esse fato, a ginecologista Mariana Maldonado afirma que a região íntima feminina tem, sim, um odor natural. Buscando eliminar esse odor, muitas mulheres apelam para os diversos “produtos de higiene íntima” que o mercado oferece. No entanto, além de esses produtos não serem exatamente necessários para que a região íntima fique limpa, eles também podem ser prejudiciais para a saúde dela.

De acordo com a ginecologista, a vagina possui um pH específico, e utilizar produtos como sabonetes e perfumes íntimos pode bagunçar a flora da região, causando esse ressecamento. A dica, segundo Mariana, é evitar produtos muito elaborados. A limpeza pode ser feita apenas com água, já que a vagina se regula sozinha, mas, se a mulher sentir necessidade de usar um produto, ele deve ser totalmente neutro.

2. Abafamento da região

Nem sempre o muco vaginal indica problemas na região íntima. Para lidar com ele, porém, muitas mulheres recorrem a produtos que prometem mantê-las secas, como protetores diários de calcinha, o que pode, sim, prejudicar a lubrificação natural. Mariana afirma que esse tipo de produto deve ser evitado ao máximo, enquanto Mantelli aconselha até a tomar cuidado com o tempo de uso de outras coisas, como absorventes (tanto externos quanto internos) e calças muito apertadas.

Leia também: Especialista dá dicas de como ter uma vagina saudável; confira 

3. Cigarro

De acordo com a Mayo Clinic, organização norte-americana sem fins lucrativos que cuida de pesquisas, educação e atendimentos na área da saúde, fumar afeta a circulação sanguínea, fazendo com que os tecidos da vagina não recebam oxigênio suficiente. Além disso, o hábito também prejudica a produção de estrogênio pelo corpo e pode até adiantar a menopausa. Todos esses fatores podem contribuir para o ressecamento vaginal e a dica aqui é tentar ao máximo deixar o cigarro de lado.

4. Menopausa

Apesar de algumas mulheres sofrerem com a menopausa precoce, esse processo normalmente ocorre após os 50 anos. Nele, a mulher enfrenta um desequilíbrio na produção de hormônios, o que pode causar alterações no corpo, problemas para dormir, o fim da menstruação, calores esporádicos e até uma falha na irrigação do canal vaginal.

Com esse ressecamento vaginal, o sexo fica desconfortável e muitas mulheres preferem encerrar a vida sexual, mas, segundo a fisioterapeuta uroginecológica Débora Padua, é possível tratar o problema. A especialista explica que, após consultar um médico, a mulher pode ser orientada a fazer a reposição hormonal – que busca reequilibrar a produção de hormônios do corpo –, utilizar géis hidratantes, lubrificantes à base de água e até fazer fisioterapia íntima para recuperar a flexibilidade do canal vaginal.

5. Periodo de amamentação e pós-parto

Sim, após dar à luz e durante a fase que a mãe está amamentando o recém-nascido, é possível que ela experimente o ressecamento vaginal. Conforme conta Leah Millheiser, professora assistente de obstetrícia e ginecologia da Universidade de Stanford (Estados Unidos) consultada pelo site “Refinery29”, é comum que a quantidade de estrogênio produzida pelo corpo diminua. Esse hormônio se relaciona com o funcionamento dos órgãos genitais, e a redução dele no organismo pode levar ao ressecamento do canal vaginal.

A especialista explica também que, para que a mulher possa amamentar, o corpo produz um hormônio que suprime a produção de estrogênio e testosterona, agravando a questão do ressecamento. Segundo Leah, se a mulher tiver desejo de manter a vida sexual ativa no período, o ideal é buscar lubrificantes e hidratantes vaginais que não tenham hormônio na composição.

6. Medicamentos e tratamentos para determinadas doenças

Há algumas substâncias presentes em remédios que também podem prejudicar a lubrificação natural da mulher. De acordo com Leah, as pílulas anticoncepcionais são as principais culpadas pelo problema quando ele ocorre em mulheres mais jovens, já que, tanto esse medicamento quanto o anel vaginal funcionam liberando hormônios no organismo e suprimindo a produção da testosterona e do estrogênio que o próprio corpo tem naturalmente, o que pode gerar, para a vagina, um efeito parecido com o da menopausa. Em casos como esse, o ideal é a mulher discutir com o ginecologista o uso de outro método contraceptivo, como DIU de cobre.

Leia também: Câncer de mama afeta a sexualidade durante e após o tratamento; entenda

Porém, as pílulas anticoncepcionais não são os únicos medicamentos que podem ser responsáveis pelo ressecamento vaginal. Segundo Leah, antidepressivos são capazes de ter o mesmo efeito, assim como o tratamento contra o câncer. A ginecologista e obstetra Trícia Barreto explica que, normalmente, pacientes com câncer costumam sofrer com um estreitamento do canal vaginal causado pelas substâncias presentes na medicação. Em casos assim, Trícia afirma que é possível devolver o conforto à mulher com cremes vaginais de ação hormonal ou apenas hidratantes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!