A pressão para que as mulheres sejam completamente perfeitas, magras, sem pelos no corpo e que exalem um perfume de rosas até nas partes íntimas é tanta que não é preciso pesquisar muito para encontrar blogueiros e até esteticistas indicando técnicas bizarras que prometem desde perder peso milagrosamente até “limpar a vagina” profundamente. A da vez? Vinagre de maçã.

Leia também: Especialista dá dicas de como manter a região íntima saudável; confira

Apesar de muita gente na internet indicar o uso de vinagre na vagina, a substância não ajuda em nada e prejudica a saúde
Shutterstock
Apesar de muita gente na internet indicar o uso de vinagre na vagina, a substância não ajuda em nada e prejudica a saúde

Em fóruns e blogs, as pessoas estão aconselhando mulheres a utilizar a substância em uma lavagem no canal vaginal, e as promessas são parecidas com as de sempre: livrar a vagina de resíduos da menstruação, curar infecções e, acima de tudo, tonificá-la de modo a deixar o canal mais “apertado”. Apesar de a ideia soar bizarra, algumas pessoas juram que a técnica funciona e não faz mal.

Não. Apenas não.

Apesar de haver infinitas técnicas para “limpar” a vagina, a ginecologista Mariana Maldonado explica que esse órgão tem, sim, um odor natural e particular (como qualquer outra parte do corpo), e que isso não significa que ela está suja. Segundo ela, fazer lavagens sem que haja orientação médica pode destruir as defesas da mucosa vaginal, deixando a mulher mais suscetível a infecções. Por ser ácido, o vinagre também bagunça o pH da região, o que não é nada saudável para a saúde das partes íntimas. Além disso, o corpo também se livra dos resíduos da menstruação naturalmente e não precisa de ajuda externa para fazê-lo.

Leia também: Você conhece sua pepeca? Saiba tudo sobre a região íntima feminina

E a promessa de tonificar? Bom, o vinagre não tonifica a pele de nenhuma outra região do corpo, e não seria diferente com a mucosa vaginal. Segundo Cátia Damasceno, especialista em sexualidade e colunista do iG Delas, uma forma interessante de fortalecer os músculos da região é praticando ginástica íntima, técnica mais conhecida como pompoarismo . Com exercícios simples e acessórios, a mulher pode ganhar mais controle sobre o quão “apertada” a vagina pode ser, melhorando o sexo e até facilitando o momento do parto. Faça o que fizer, não ponha vinagre nas suas partes íntimas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!