De acordo com estudos, um dos motivos mais comuns que levam as pessoas a terem preguiça de fazer sexo ou fingirem orgasmos é o cansaço. Com rotinas cada vez mais atribuladas, é comum que sobre pouco tempo e até ânimo para o prazer. Muitas vezes, porém, isso se torna um problema na vida do casal.
Além de – é claro – descansar para repor as energias, há algumas outras coisas que podem ser feitas para estimular a libido, voltar a sentir prazer com o sexo ou fazê-lo ficar ainda melhor do que o normal. As dicas envolvem desde a alimentação até a prática de atividades milenares como a ioga. Confira quatro delas:
1. Pratique ioga
Pode parecer estranho, mas segundo a instrutora de ioga Leilane Lobo, os exercícios dessa prática milenar promovem melhorias para a vida sexual . De acordo com a treinadora, essa atividade tem como objetivo movimentar a energia vital das pessoas por meio de exercícios, o que as torna mais dispostas.
Além de diminuir os níveis de ansiedade e estresse – dois fatores que podem acabar interferindo no sexo, já que impedem a pessoa de relaxar –, a treinadora explica que a ioga faz um ótimo trabalho em exercitar a região do quadril e os músculos da pelve durante as atividades, promovendo uma melhora na consciência corporal. Quem conhece o próprio corpo e está em sintonia consigo mesmo normalmente têm experiências sexuais mais satisfatórias.
2. Medite
Muita gente recorre à meditação como forma de aliviar a mente do estresse do dia a dia, e é justamente por isso que ela pode tornar o sexo melhor. Além disso, técnicas de meditação e respiração também são utilizadas por quem pratica o tantra, conjunto de práticas que costuma levar os adeptos a orgasmos incríveis. Vale a pena tentar!
3. Fique de olho no que você come
Além de alguns alimentos (como aspargos, ostras, canela e salmão) terem substâncias que impulsionam a libido naturalmente, há outros que podem atrapalhar na hora do sexo. Comidas como frituras e carne vermelha podem fazer com que o fluxo sanguíneo se concentre na digestão e falhe em fluir para outras áreas que podem ser necessárias no processo de excitação.
Além disso, se você está planejando um momento a dois especial, também é importante evitar alimentos como brócolis e repolho, já que eles podem causar gases.
4. Que tal um “sexting”?
Esse é o nome da prática que envolve trocar mensagens picantes com alguém e até fazer sexo virtual. Pode até ser constrangedor para alguns, mas, de acordo com sexólogos, o “ sexting ” pode ajudar – e muito – a apimentar a relação. Mandar e receber mensagens safadinhas de alguém com quem não se pode estar naquele momento é uma ótima forma de melhorar os ânimos e deixar os dois ansiosos por uma noite de prazer. Está sem ideias? Veja 30 dicas de como começar a conversa.