Provavelmente você já ouviu muitos comentários de homens achando que eles estavam te elogiando. Mas, na verdade, muitos destes “elogios” são frases  eles falam porque esperam algum tipo de comportamento das mulheres baseados em seu gênero, o que os tornam sexistas.  Além disso, para elogiar, muitos homens fazem comparação entre mulheres e aumentam a rivalidade feminina. Lembre-se de uma coisa: um elogio não vale a pena se ele ofende outras mulheres.

Leia também: Pequenas percepções de um mundo machista ou de uma alma feminista

Muitos homens fazem comentários sexistas disfarçados de elogios
shutterstock
Muitos homens fazem comentários sexistas disfarçados de elogios

Reunimos exemplos de comentários sexistas que homens fazem achando que são elogios:

1. “Você não é como as outras mulheres”

Você pode até se se sentir especial quando ele disser isso, mas esse tipo de comentário só serve para aumentar a competição entre mulheres e a ideia de que você precisa ser melhor do que todas as outras. Além do mais, existe uma grande chance de ele ter falado isso para todas as mulheres com as quais ele se envolveu. Não caia nessa!

2. “Eu gosto do jeito que você se valoriza”

Primeiramente, o que é se valorizar? É usar roupas compridas na hora de sair? É ter transado com poucos homens ao longo da vida? Ou não voltar tarde de uma festa? Não existe uma definição para isso e não existe mulher que “se valoriza”. Cada uma faz o que quiser e não é papel do homem definir o que é uma boa atitude de uma mulher.

3. "Ainda bem que você não usa muita maquiagem"

Essa parece uma frase legal e você até pode achar que significa que ele te aceita do jeito que você é. Mas quem disse que você precisa da aprovação dele para decidir usar a maquiagem ou não? 

4. “É legal você gostar de esportes"

Não tem problema vocês dois gostarem da mesma coisa e isso pode até melhorar a relação. A questão é ele ficar surpreso por isso ao supor que as mulheres não podem gostar tanto de esportes quanto os homens. Mulheres podem, sim, acompanhar algum esporte e até mesmo praticar.  E haveria um problema se a garota não gostasse de esportes? É claro que não.

Leia também: Qual é a importância da sororidade dentro do feminismo

5. “Você vai pedir uma cerveja? Isso é incrível”

Ué, o certo seria eu pedir uma “bebida para mulheres”? As pessoas já determinam gêneros para muitas coisas que não são necessárias, então não é legal fazer isso com bebidas alcoólicas também. Bebida é para todo mundo que possui um sistema digestivo, independentemente do gênero. 

6. "Você é uma mulher para casar" 

Mais uma frase que não faz sentido nenhum! Homens utilizam estereótipos como saber cozinhar e gostar de crianças para determinar o que é uma "mulher para casar". Mas isso não significa que essas características são necessárias em um casamento. Além do mais, quem disse que as mulheres precisam casar com alguém?

7. “Eu adoro como você come tanto”

Sim, é legal como uma mulher pode comer bastante apesar de sofrer com a pressão estética para sempre estar magra. Ficar surpreso por uma mulher comer bastante é só uma maneira de reforçar a ideia de que mulheres só comem saladas e estão de dieta o tempo todo. 

8. "Você é muito mais tranquila do que a minha ex era ..."

Provavelmente, essa frase virá seguida de um “a minha ex é louca”. Se isso acontecer, é importante você ficar atenta. Esse estereótipo de que mulheres são loucas e homens são vítimas só prejudica a imagem das próprias mulheres. Além disso, existem grandes chances de ele não ter sido um bom namorado para ela também.

9. “Você fica tão fofa quando está brava”

Se você está brava é porque tem algum bom motivo. Te elogiar sabendo que você está com raiva é só uma forma de menosprezar seus sentimentos naquele momento. Essa pode ser só uma tentativa de te distrair quando ele sabe que fez algo de errado.

10. "Você é tão engraçada! A maioria das mulheres que eu conheço não são" 

Quem inventou que homem é mais engraçado do que as mulheres? Na verdade, ele falar sobre seu senso de humor deste modo só mostra que ele acredita que as mulheres não são capazes de fazer exatamente as mesmas coisas que os homens.

Leia também: Mulher machista? 7 situações em que mulheres reforçam o machismo 

11. “Você ficou tão bonita depois de emagrecer"

Qualquer elogio que venha com um "depois de" não é tão bom assim. Ele só está mostrando que se importa com os padrões e que você tem de mudar para se sentir bem. As mulheres precisam se sentir confortáveis em se aceitarem como são e não em mudar para buscar aceitação dos homens. 

12. "Eu gosto como você se veste bem sem mostrar que se esforçou”

Apesar de começar bem, o elogio não termina de um jeito legal. Não há nada de errado em cuidar de sua aparência ou parecer que você se preocupa com isso.  Se vestir bem ou se maquiar e se produzir não tem nada a ver com futilidade, é apenas o jeito que você gosta de ser. 

13. "Você é bonita demais para isso"

Grrrr. Essa é uma das frases mais sexistas que os homens podem dizer. Isso mostra que ele acha que as habilidades das mulheres estão diretamente ligadas a sua aparência e que mulheres dentro de um padrão esperado de beleza podem conseguir o que quiserem sem se esforçar. Se o seu parceiro te disser isso, é um alerta de sinal vermelho! 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!