Imagine que você tenha um encontro e marque um jantar com o parceiro. Vocês vão a uma hamburgueria, dividem uma porção de batatas fritas, comem um lanche cada um, acompanhados – é claro – de refrigerantes, certo? Errado. Se engana quem pensa que a comida que ingerimos não interfere no desempenho sexual.
A nutricionista Jéssica Berto explica que a alimentação e a performance na cama estão, sim, relacionadas. "Alguns alimentos fazem com que o fluxo sanguíneo se concentre na digestão e pioram o desempenho sexual ", comenta.
Além de não ingerir refeições muito grandes, existem alguns alimentos dos quais você deve passar longe se sua noite está prestes a esquentar; veja quais são:
Leia mais: Amamentação: veja quais são os alimentos que ajudam a produção de leite
Brócolis, repolho e feijão
Por serem alimentos que fermentam durante a digestão e causam certo desequilíbrio intestinal, eles devem ficar longe de sua refeição. A relação entre a fermentação e o desempenho na cama é simples: estes alimentos causam gases, que, provavelmente, não estão na lista de melhores coisas que podem acontecer durante o sexo .
Alimentos gordurosos
Jéssica explica que alimentos gordurosos, como hambúrgueres, frituras e refrigerantes, diminuem a liberação hormonal benéfica do corpo, fazendo com que possa haver até queda na libido. Talvez não seja uma boa ideia dividir aquela porção de fritas.
Leia mais: Saiba como controlar o estresse com ajuda da alimentação
Carne vermelha
Deixe o rodízio para outra hora! Por terem um processo digestivo mais demorado e trabalhoso, carnes vermelhas não são alimentos indicados para se ingerir antes de transar. A digestão destes alimentos faz com que o fluxo sanguíneo se concentre mais no processo do que em qualquer outro que pode estar acontecendo no corpo, como os ligados à estimulação sexual.
Derivados do leite
Assim como ocorre com o brócolis, o leite e seus derivados – incluindo o chocolate –podem desequilibrar o funcionamento do intestino e colaborar com desconfortos indesejados na hora do sexo.
Leia mais: Para manter o bronzeado, emagrecer e mais: nutricionista monta cardápio de verão
Soja e linhaça
Segundo Jéssica, alimentos como a soja e a linhaça estão ligados à produção de um dos hormônios sexuais femininos, o estrogênio. Este, por sua vez, é antagônico à testosterona, que se relaciona diretamente com o apetite sexual , tanto da mulher quanto do homem. A ingestão destes alimentos em grandes quantidades pode diminuir a libido do casal.