Brinquedos sexuais podem ser ótimos aliados na cama, para se divertir sozinha ou a dois. Mas é preciso cuidar deles direito para que ele traga apenas prazer, e não problemas.
Leia mais: Brinquedo erótico: saiba qual o ideal para cada signo do zodíaco
O site americano “Prevent” reuniu algumas dicas para que você cuide de seus brinquedos sexuais e use-os com segurança em qualquer ocasião.
Limpeza
Limpar corretamente seu brinquedinho erótico consiste em lavá-lo com água e sabão antibacteriano antes e depois do uso. “Não esqueça todas as curvas e dobras”, lembra a terapeuta sexual Kat Van Kirk.
A limpeza mais pesada pode ser feita por imersão e até na máquina de lavar louças, diz ela. Mas para isso é importante lembrar de, antes, tirar as baterias, caso seja um tipo de vibrador.
Use lubrificante
É importante usar lubrificante ao se divertir com os brinquedos sexuais. E para não danificar os acessórios, é importante usar o produto correto. “Certos tipos podem não ser compatíveis com o material do brinquedo erótico e desgastá-lo”, explica a terapeuta sexual, que recomenda sempre um lubrificante à base de água, ao invés dos feitos a partir de silicones ou óleos.
Cuidado ao armazenar
Ao guardar seu vibrador, consolo ou outro acessório, certifique-se que ele está bem limpo e seco. Na hora de escolher o melhor local para ele, o ideal é pensar em um lugar frio e escuro, explica Kat.
Outro cuidado é não deixá-lo jogado em meio a outros itens. Prefira uma bolsinha especial para que ele não suje.
Conheça o material
Saiba sempre de qual material é feito seu brinquedinho. Assim você vai saber exatamente qual a melhor maneira de limpá-lo. Ler o manual ou mesmo a caixa do produto é uma das melhores formas de saber todos os detalhes.
Identificar o material antes de usar também te ajuda a evitar possíveis alergias.
Compartilhar o acessório?
Sim, é possível compartilhar seu brinquedo erótico com alguém, afirma Kat, mas é preciso lavá-lo entre os usos. Outra alternativa para compartilhá-lo com parceiros ou até para usar em mais de um orifício – ânus e vagina – é colocar camisinha nele. A terapeuta sexual brinca, dizendo que isso é fazer sexo seguro com os acessórios. Quando for trocar de orifício ou de pessoa, troque a camisinha.
Leia mais: Saiba como incluir brinquedos eróticos na relação
Substituição
Os brinquedos sexuais também precisam ser substituídos, avisa Kat, por isso, é preciso ficar atenta a alguns sinais: “Se a bateria vazar, a superfície se desgastar ou se houver descoloração, ele deve ser trocado”.