Cada dia existe um novo segredo ou recomendação para que vivamos mais. Alimentos específicos, fazer exercícios e até fazer mais sexo. Mas e se a abstinência sexual for o segredo?
+ Bom humor garantido: veja lista de alimentos que te deixam mais feliz
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Sheffield, na Inglaterra, praticar a abstinência sexual por toda a vida pode te fazer viver mais. As informações são do jornal escocês “The Scotsman”.
“Freiras tendem a ter uma expectativa de vida maior de mulheres com filhos, e a maioria das pessoas conhece alguém que tem uma tia solteirona que parece viver para sempre. A pergunta é: por quê?”, diz Michael Siva-Jothey, pesquisador que liderou o esudo, à publicação.
O estudo para tentar descobrir a resposta foi feito com besouros. Um grupo deles acasalavam todo os dias, outro grupo dos insetos não. O pesquisador concluiu que os besouros que acasalavam morriam mais cedo do que as que se mantinham no celibato.
+ Somos tão felizes no sexo quanto dizemos que somos?
“O mecanismo não é o mesmo em humanos, mas o princípio é. Nos besouros, o acasalamento liberava hormônios necessários para produzir esperma, nos machos, ou óvulos, nas fêmeas, e este hormônio tinha um efeito negativo no sistema imunológico”, explica o pesquisador.
Ou seja, ao fazerem sexo, os besouros – macho e fêmea – estavam, aos poucos, enfraquecendo o sistema imunológico. Estes resultados, no acumulado dos anos, diminuía o tempo de vida. E Michael acredita que isso pode ser aplicado aos humanos.
+ Mais sexo não leva a mais felicidade, aponta estudo
Outros estudam corroboram o resultado da pesquisa britânica. Um artigo publicado no periódico “Current Biology” revela que, há centenas de anos, os eunucos – homens que eram castrados e guardavam mulheres de haréns no Oriente – viviam até 19 anos a mais do que os homens da mesma classe social, inclusive ultrapassando a expectativa de vida de membros da família real.
De acordo com este segundo estudo, acredita-se que o hormônio masculino, testosterona, pode reduzir a expectativa de vida, o que pode explicar como a abstinência forçada dos eunucos o faziam viver mais. Será que vale a pena abandonar o sexo?