Tamanho do texto

Aquela história de que a paixão é algo incontrolável ficou para trás. Pesquisa mostra que é possível se apaixonar ou "desapaixonar" voluntariamente

Sempre conhecemos o ato de se apaixonar como algo incontrolável, que pode acontecer do nada, com quem menos esperamos. E também que se a paixão acabar, não há nada mais o que fazer.

3 dicas para um casal apaixonado não deixar uma crise acabar com a relação

Mas um estudo realizado em conjunto por psicólogos da Universidade de Missouri–St. Louis, nos Estados Unidos, e da Universidade Erasmus Roterdã, nos Países Baixos, mostrou que é possível controlar os níveis de amor por alguém, fazendo você se apaixonar de novo pelo parceiro, ou até “desapaixonar”, o que é chamado de “regulação do amor”.

Um estudo mostra que há formas de se apaixonar de novo por alguém, e a chave é pensar positivo!
shutterstock
Um estudo mostra que há formas de se apaixonar de novo por alguém, e a chave é pensar positivo!

Os pesquisadores estudaram 40 pessoas. Metade delas estava em um relacionamento sério e longo, e as outras 20 tinham acabado de terminar uma relação, há no máximo três meses.

Cada participante foi pedido para trazer 30 fotos do atual ou ex-parceiro – dependendo do grupo das quais elas faziam parte. Em um primeiro momento, perguntaram a elas o quão apaixonadas e ligadas elas eram à pessoa da foto,  feito isso, cientistas avaliaram as ondas cerebrais do participante.

Será que ele está apaixonado? Saiba como identificar os sinais

Então, os pesquisadores pediram para que cada um olhasse para as fotos e pensassem coisas positivas a respeito daquela pessoa, antes de avaliar novamente as ondas cerebrais. E, por fim, eles tiveram de nutrir pensamentos negativos pela pessoa para uma nova análise do cérebro.

O estudo mostrou que depois dos pensamentos positivos, as pessoas afirmaram estar mais ligadas ao parceiro, e as ondas cerebrais relacionadas a emoções importantes estavam mais fortes.

Quando focaram em características negativas, o contrário aconteceu. As pessoas estavam menos apaixonadas e com essas ondas no cérebro mais fracas.

Está apaixonada? Veja 10 maneiras de dizer "eu te amo"

Como se apaixonar de novo? 

Com isso, a pesquisa mostra que é possível aumentar a paixão por um parceiro, quando a relação já deu uma esfriada. Se vocês não se sentem mais tão apaixonados, uma dica, segundo a pesquisa, é pensar nas características positivas um do outro. 

Além disso, para se apaixonar novamente pelo parceiro - ou ex-parceiro - é importante lembrar dos momentos bons que já viveram juntos.

    Leia tudo sobre: amor
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.