Tamanho do texto

Se você tem interesse em namorar com alguém que não consome produtos de origem animal, o Vinder pode dar uma forcinha

De um grupo no Facebook de compartilhamento de receitas veganas surgiu a ideia: "Eu postei a foto de um prato que fiz e outra pessoa curtiu. A mesma pessoa fez um prato e eu curti. Era um match (combinação)!", explica Carolinne Pinheiro, estudante de Gestão de Políticas Públicas. 

Mesmo simples, Carolinne conta que a brincadeira viralizou até que diversas pessoas começaram a sugerir que alguém criasse um aplicativo que combinasse pessoas veganas. Então, ela resolveu criar o Vinder.

Vinder: o aplicativo de paquera pretende unir veganos
Reprodução
Vinder: o aplicativo de paquera pretende unir veganos


O aplicativo voltado para veganos e simpatizantes do veganismo funciona como o tradicional Tinder : é possível que o usuário faça a busca por outras pessoas num raio de 300 km. Então, surgem na tela do smartphone fotos de pessoas cadastradas que estão na sua área: se você não gostar da pessoa, arraste para a esquerda; mas se gostar, arraste para a direita e espere que ela aprecie o seu perfil também. Caso isso aconteça, "It's a match!": vocês combinaram e poderão conversar.

Carolinne sentiu a necessidade de criar este aplicativo porque o veganismo é mais do que uma forma de alimentação, é um estilo de vida, já que veganos não usam produtos que sejam testado em animais, por exemplo. 

"Em outros aplicativos de relacionamento, há certa dificuldade em encontrar outras pessoas veganas. Além disso, quando mencionam que são veganas às combinações, são vítimas de preconceito e chacota e acabam passando por brincadeiras desagradáveis do tipo 'vamos sair para comer uma carne?'", diz a criadora. 

A novidade está fazendo sucesso: em 48 horas de funcionamento, o aplicativo já foi baixado mais de 2800 vezes. Por enquanto, o Vinder está disponível apenas para celulares com sistema operacional Android ( clique para baixar ), mas está sendo desenvolvido para iOS e Windows Phone.

Mas se você está do outro lado...

Se você não é vegano e, ao contrário, adora bacon, existe uma opção para encontrar o seu par perfeito. Criado em 2015, o aplicativo Sizzl, nome que remete ao chiado do bacon na frigideira, também tem o mesmo funcionamento do Tinder é designado para os apreciadores dessa parte do porco.

Disponível apenas para iOS ( clique para baixar ) o app se declara  como "o único aplicativo exclusivo para amantes de bacon”. E é provocativo em sua descrição: “Por que você deveria se contentar com alguém que não ama bacon?"

    Leia tudo sobre: aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.