Quando o assunto é casa, as plantas não se resumem apenas à decoração. Trazer um pedacinho da natureza para dentro do lar, além de deixar os ambientes mais aconchegantes, melhora a qualidade do ar, pode afastar visitas indesejadas, como mosquitos e baratas, e fortifica o bem-estar físico e mental.
No Dia das Mães, celebrado neste domingo (12), que tal presentear com plantas que promovem saúde e longevidade? São espécies que fortalecem o sistema imunológico, controlam os níveis de colesterol e glicose no sangue, ajudam a reduzir gases e a má-digestão, entre outros benefícios. Vale usá-las como tempero, preparar chás ou sucos e consumi-las in natura ou refogadas em saladas.
Abaixo, veja as sugestões de presentes que o iG Delas preparou para você:
Hortelã
A hortelã é frequentemente usada para fins medicinais por suas propriedades digestivas, analgésicas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Essa planta contribui para o alívio de gases e desconfortos abdominais, além de ser aliada no tratamento de gripes e resfriados, já que pode amenizar a tosse, congestão nasal e dores de cabeça e garganta.
Além disso, a hortelã possui efeito refrescante e age contra o mau-hálito. Outros benefícios associados à espécie são a redução da fadiga e a melhora da concentração.
A hortelã é uma planta bastante versátil e pode ser consumida in natura em saladas, batida em sucos (a versão com abacaxi é a mais famosa) ou em formato de chás.
É de fácil cultivo, sendo bastante resistente e exigindo pouca manutenção. A rega pode ser feita a cada dois dias, e ela pode ser cultivada tanto em luz direta como indireta.
Erva-doce
A erva-doce já é uma planta conhecida nos lares brasileiros pelos benefícios à saúde, sendo mais consumida no formato de chá.
Essa espécie ajuda a reduzir a formação de gases que causam inchaço e desconforto abdominal, além de ter ação contra a má-digestão e a constipação. Seu chá ainda contribui para amenizar cólicas menstruais, dores de cabeça e retenção de líquido. No mais, essa erva também é bastante associada a um efeito calmante.
Para cultivar a erva-doce, é importante escolher um local que receba pelo menos algumas horas de luz solar direta por dia. Quanto à rega, o ideal é manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado.
Ora-pro-nóbis
A ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não convencional (Panc) de grande valor nutricional. É rica em proteínas, o que a torna bastante atrativa para os adeptos de uma dieta sem carne. Além disso, fortalece o sistema imunológico, por ser uma fonte de vitamina C, auxilia no funcionamento do intestino, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue, além de ser uma aliada na perda de peso e na prevenção da anemia.
Na cozinha, ela pode ser usada como tempero, consumida in natura ou cozida, bem como adicionada ao preparo de sucos verdes e chás.
É uma planta de fácil cultivo, que se adapta a ambientes ensolarados ou de meia-sombra — por isso pode ser uma boa opção para quem mora em apartamento. O ideal é que tome sol de três a quatro horas por dia. Já as regas devem ser feitas de duas a três vezes na semana, tomando cuidado para não encharcar o substrato.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp