Benefícios do sono: como o colchão pode influenciar diretamente na sua qualidade
Divulgação
Benefícios do sono: como o colchão pode influenciar diretamente na sua qualidade

Considerado um dos pilares fundamentais para a saúde e o bem-estar, o sono vai muito além do que um simples descanso. E para garantir que esse período seja de qualidade – o que é essencial para que se cumpram todos os seus benefícios – muitos fatores devem ser levados em conta, tanto em aspectos que envolvam as práticas de higiene do sono, quanto em termos de ambiente e conforto, como é o caso do colchão. De acordo com Vanessa Ferraz, head de e-commerce da BF Colchões, a escolha do colchão adequado pode influenciar de várias maneiras em um sono reparador.

“O melhor colchão é aquele que atende as preferências e necessidades de cada um. No entanto, ele deve garantir o conforto e o relaxamento de várias formas, oferecendo o suporte adequado à coluna, reduzindo os pontos de pressão em áreas como ombros, quadris e joelhos, e isolando os movimentos, no caso dos que dormem com seus parceiros. Sentir constantemente desconforto, cansaço e dores ao acordar pode ser um sinal de que seu colchão não esteja em boas condições”, explica a especialista.


Os benefícios do sono

Aliado a uma dieta adequada e à prática de exercícios, o sono desempenha diversas funções, como a restauração e reparo do organismo e seu sistema imunológico, a consolidação da memória, o equilíbrio emocional, o desempenho físico e mental, a boa saúde cardiovascular e a regulação do peso corporal.  Portanto, investir na qualidade do sono tem reflexo direto na qualidade de vida.

Segundo o fisioterapeuta do centro integrado Clinisport, Mauri Oliveira Brito Júnior, o ato de dormir deve levar em conta inúmeras ações, como as que fazem parte da higiene do sono. Mas quando não nos atentamos ao nosso ambiente e ao nosso conforto, esse tempo de qualidade pode estar comprometido. “Pessoas com uma rotina agitada, por exemplo, podem optar por colchões revestidos com tecnologias como as dos fios de carbono, que ajudam a dissipar a energia estática do corpo, contribuindo para a recuperação física e a redução dos níveis de stress”, destaca o profissional.

Como escolher o colchão ideal

Diante de tantas opções, a escolha do colchão ideal pode ser um desafio. Mas segundo a especialista da BF Colchões, levar em conta alguns pontos como o tamanho, densidade, tipo de conforto e as certificações de qualidade, pode ajudar neste processo e contribuir para que as noites de sono sejam cada vez mais revigorantes e melhor aproveitadas.

“Aos que dormem acompanhados, os colchões de tamanho queen e king são os mais indicados, por serem mais espaçosos. Quanto à densidade, deve se levar em conta o peso e a altura das pessoas que irão utilizar o colchão. Quem pesa entre 70 e 100 quilos, por exemplo, deve procurar por um colchão com densidade a partir de 33. Sobre o tipo de conforto, existem desde os colchões de nível macio para os que gostam da sensação de dormir nas nuvens, até o nível intermediário, que alia alto nível de conforto e sustentação ideal para a coluna, e as opções mais firmes e extrafirmes, como os ortopédicos”, aponta Vanessa.

Ainda de acordo com a especialista, ao escolher um colchão, avaliar os selos de certificação é extremamente importante. Além do INMETRO, uma certificação obrigatória aos colchões comercializados no Brasil, Vanessa destaca o selo do INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso), o único selo pró-espuma que atualmente tem sob sua chancela apenas seis fabricantes – entre elas a BF Colchões - em todo o país.

Quando trocar o colchão?

A vida útil de um colchão gira de 3 a 10 anos, dependendo do modelo escolhido. A troca se faz necessária para evitar possíveis problemas respiratórios e na coluna, essa por conta do desgaste do produto.

“Apesar dessa média de tempo é importante avaliar as condições dele independente disso, pois se ele não estiver adequado ao peso do usuário ou for usado de forma inadequada existe uma redução ainda maior da conservação, sendo necessária uma substituição até antes do previsto. Outro ponto que se deve levar em consideração são os que possuem tratamentos antiácaros e antifungos, que após a validade deixam de fazer efeito, possibilitando a proliferação deles, causando transtornos à saúde”, explica Thariel Manteiga, CEO da Prohouse Colchões, rede especializada em colchões, bases box e complementos para o dormitório, pioneiros no Brasil com as camas box e baú. Veja dicas de quando trocar o colchão. 

A marca do corpo permanece por muito tempo porque a firmeza e elasticidade já não são mais as mesmas.

Quando percebe-se através de deformidades ou áreas mais fundas que o preenchimento se deslocou. 

Se desde a última vez que trocou o colchão, você ganhou ou perdeu peso consideravelmente, é aconselhável trocá-lo novamente. Além disso, se desenvolveu alguma questão ortopédica, também é hora de comprar um novo.

Se a aparência não estiver agradável com manchas, descoloração, rasgos ou apresentar mau cheiro, são indícios perceptíveis de que a hora para trocar o colchão chegou. Essas características evidenciam a presença de agentes alergênicos, bactérias e até outros contaminantes prejudiciais à saúde. 

Geralmente, um lado é mais danificado que o outro, por isso, atente-se caso você ou a pessoa com quem compartilha a cama, não está conseguindo dormir direito, porque esse fator também é um sinal para o momento de trocar o colchão. 

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!