Caminhada é a atividade física mais praticada nas capitais brasileiras
FreePik
Caminhada é a atividade física mais praticada nas capitais brasileiras

Segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em levantamento recente, a caminahda é a atividade física mais praticada pelos brasileiros. Segundo Tania Szejnfeld Mann, ortopedista e Traumatologista especializada em tornozelo, pé e doenças do osso,  Chefe do Grupo de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP e membro do Hospital Israelita Albert Einstein, a caminhada é uma das atividades físicas mais recomendadas por todos os médicos.

"Isso porque ela exige muito pouco em termos de equipamento. Qualquer indivíduo pode fazer e pode ser realizado em qualquer tipo de ambiente. E é uma ótima forma de começar a fazer qualquer tipo de atividade física. O mais importante é a gente convencer os indivíduos que fazer atividade física é importante", analisa a médica.

De acordo com Tania, há uma série de trabalhos e publicações falando sobre a importância de começar a fazer atividade física. "Então, duas informações importantes que eu quero compartilhar é que existe uma recomendação de que é necessário você fazer pelo menos oito mil passos ou mais. Mais do que duas vezes por semana já faz muita diferença na saúde dos indivíduos", recomenda.

"Esses passos podem ser dados tanto como caminhadas ou como mudanças do dia a dia, de ao invés de você pegar o carro para ir a determinados lugares, você fazer isso de forma caminhando. Outro ponto é a importância de você fazer atividades de caminhada em grupo", diz.

Segundo Tania, já foi mostrado em estudos que adaptar-se, fazer caminhadas em grupo, diminuiu, então, os índices de pressão arterial, diminuiu o batimento médio por minuto, diminuiu o colesterol, diminuiu o peso, diminuiu o risco cardiovascular e melhorou bastante sintomas de depressão e qualidade de vida.

"É importante, então, fazer a caminhada, é uma ótima forma de começar qualquer atividade física, porque você só precisa de um tênis. Antes de fazer a caminhada, vale a pena fazer o alongamento da musculatura, pelo menos, 30 segundos de cada um dos grandes grupos musculares, para evitar as distensões musculares e fazer caminhada sempre de tênis esportivo, porque é o calçado mais adequado que existe", finaliza. 

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!