Páscoa desperta fome emocional: veja como tratar
FreePik
Páscoa desperta fome emocional: veja como tratar

Segundo pesquisa da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) e da Merck, realizada pelo instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), 7 em cada 10 brasileiros sentem ou já sentiram fome emocional e na época de Páscoa com a oferta grande de chocolates e guloseimas, obviamente que a tentação e chance de ganho de peso é maior.

A fome emocional é um fenômeno cada vez mais prevalente em nossa sociedade. Frequentemente, se disfarça como uma necessidade física de alimento, mas na verdade, origina-se de desequilíbrios emocionais e tensões não
resolvidas. 

Os hábitos alimentares influenciados por estados emocionais desfavoráveis muitas vezes resultam no consumo excessivo de calorias, o que pode levar ao ganho de peso e à obesidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é uma condição crônica em que o corpo acumula excesso de gordura, colocando em risco a saúde do indivíduo.

Diante desse cenário, Renato Zilli, endocrinologista com mais de 20 anos de experiência, desenvolveu um programa para ajudar seus pacientes a lidar com os desafios emocionais na alimentação. Diferenciando-se de abordagens convencionais, o Método Zilli não se limita a prescrições ou dietas restritivas.

Em vez disso, ele trata de maneira global, combinando a sabedoria da endocrinologia com práticas avançadas de Core Energetics, uma terapia corporal que utiliza o toque e a respiração para promover a integração física, emocional e espiritual, oferecendo um caminho personalizado que respeita a individualidade de cada pessoa, focando em seis pilares fundamentais:

Propósito, Alimentação Consciente, Movimento, Conexão Mente-Corpo, Longevidade e Sono. Cada pilar é cuidadosamente projetado para tratar não apenas os sintomas, mas as causas subjacentes dos desafios de saúde, promovendo uma transformação duradoura. De acordo com o especialista, o método pode ser eficaz, pois ajuda a identificar e liberar as emoções que estão por trás do comportamento alimentar compulsivo.

“O comer compulsivo tem relação com uma rigidez emocional, que se reflete também no corpo físico, em tensões musculares, então a introdução do Core Energetics no programa de perda de peso visa liberar essas tensões por meio de exercícios de bioenergética, alongamento, meditação, dentre outras técnicas, com o objetivo de fazer com que o paciente aumente a sua consciência corporal e a capacidade de identificar os sinais de fome e saciedade”, explica o médico.

Desenvolvido por John Pierrakos, psiquiatra greco-estadunidense, o Core Energetics baseia-se na ideia de que a energia vital é essencial para a saúde física, mental e emocional. Pierrakos acreditava que a energia vital é uma força dinâmica que flui pelo corpo, e que quando essa energia está bloqueada ou desequilibrada, isso pode levar a problemas físicos, emocionais e psicológicos.

A empreendedora na área de Marketing, Raphaella Bragga, revela que já buscou vários caminhos para emagrecer, mas não obteve sucesso. Ela afirma que agora está começando a ver resultados positivos após aderir a sessões do Core Energetics.

“Estou acima do peso e quero emagrecer, mas já tentei muitas coisas. Durante a vida inteira, tenho engordado e emagrecido. Descobri que tenho compulsão alimentar e ansiedade. Comecei a fazer a terapia do Core Energetics e o trabalho corporal me mostrou que a compulsão está ligada a emoções não expressadas. Na primeira semana, diminuiu esse comportamento em 50%. Além disso, o método me ajudou a ter consciência das emoções e da relação com a comida, conta Raphaella.

Segundo Zilli, o Core Energetics é uma abordagem terapêutica promissora no tratamento da fome emocional, no entanto é importante ressaltar que a terapia não é uma cura milagrosa. “É uma ferramenta que pode ajudar a melhorar os sintomas da fome emocional, mas é necessário um esforço pessoal para superar esse distúrbio”, finaliza o especialista.

Método Zilli, os seis pilares


I – PROPÓSITO
Ter um propósito para a saúde é fundamental para motivar o cuidado com o bem-estar físico e mental. Definir metas claras, entender os benefícios, identificar valores, encontrar significado e criar um plano de ação são passos essenciais. Manter o foco nos benefícios a longo prazo e celebrar conquistas são práticas importantes. A importância do propósito para a saúde reside em fornecer direção e motivação para hábitos saudáveis, superar obstáculos e encontrar significado nos esforços para melhorar a saúde.

II – ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE
Este pilar enfatiza a importância de uma relação saudável e consciente com a comida, reconhecendo-a como fonte de nutrição e energia. Consciência dos alimentos, equilíbrio nutricional, escuta do corpo, atenção plena nas refeições e respeito pelo corpo são aspectos cruciais. A alimentação consciente promove saúde física, mental e emocional, garantindo nutrição adequada, controle de peso, saúde digestiva, bem-estar mental e redução do estresse.

III – MOVIMENTO
Vai além da atividade física, englobando todas as formas de movimento para promover saúde e bem-estar. Estimula corpo e mente, melhora saúde física, mental e emocional, promove qualidade de vida e está integrado aos outros pilares. O movimento é fundamental para uma saúde integral, abrangendo atividade física, saúde mental, emocional e espiritual.

IV – CONEXÃO MENTE-CORPO
Vai além da consciência corporal, abordando a interconexão entre aspectos mentais, emocionais e físicos. Baseiase em conceitos de psicoterapia corporal, biofeedback, liberação de tensão muscular emocional e integração holística. Promove equilíbrio e bem-estar integral, reconhecendo a interdependência entre mente e corpo.

V – LONGEVIDADE
Mais que viver mais tempo, é viver com qualidade em todas as fases da vida. Destaca a importância de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, atividade física regular, conexão mente-corpo, gestão do estresse, relacionamentos significativos e autocuidado. Promover a longevidade com qualidade envolve adotar um estilo de vida equilibrado que aborda todos os aspectos da saúde.

VI – SONO
Fundamental para saúde, vitalidade e longevidade, reconhece a importância do sono de qualidade. Promove recuperação e reparo, saúde mental, regulação hormonal, desempenho físico, fortalecimento do sistema imunológico e bem-estar geral. Promover uma boa qualidade de sono envolve adotar hábitos saudáveis de sono e priorizar o sono como parte do cuidado com a saúde.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!