Saiba como comer chocolate e não prejudicar a pele
Divulgação
Saiba como comer chocolate e não prejudicar a pele

O chocolate sempre foi considerado um vilão para as pessoas que possuem acne, e agora com a chegada da Páscoa, muitas vão se privar dessa guloseima por acreditarem que ele pode piorar a pele. Mas aí vai a boa notícia: chocolate não causa acne! 

Segundo José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Diretor Clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, o que dá a acne é o açúcar, a gordura hidrogenada e o leite acrescentado a ele. Portanto, quanto menor for a quantidade desses ingredientes e mais concentrado for em cacau, menos mal fará, assim dê preferência aos chocolates com 70% ou mais de cacau.

É importante lembrar que o chocolate branco é feito com a manteiga do cacau e não com a fruta, por isso é muito mais rico em açúcar e gordura hidrogenada e se você tem acne deve fugir desse produto.

“Agora se você for um chocólatra e na Páscoa não consegue fugir dos ovos de chocolate, é importante que seu skincare seja mais eficaz usando produtos oil free, sabonete antioleosidade e cremes noturnos à base de alfa-hidroxiácidos ou retinóides, por isso a consulta com seu Dermatologista é importante pois vai te orientar a usar os produtos de forma correta”, indica o médico.

Além disso, o cacau é um produto tão versátil que por ser rico em minerais e polifenóis pode ser usado nos cosméticos anti-idade, sabonetes, shampoos, condicionadores e hidratantes corporais.

“Já o açúcar é o grande vilão do mundo moderno, pois sua ingestão em excesso faz que produzamos radicais livres, que seria o “lixo produzido pelo nosso metabolismo”, esse radical livre é difícil de ser liberado levando então ao aumento dos riscos de diabetes, obesidade, síndrome metabólica e consequentemente o envelhecimento de modo acelerado”, finaliza.

Viviane Scarpa dermatologista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), explica que não existe nenhum estudo científico que comprove a relação entre chocolate e acne por exemplo. Mas, por se tratar de um alimento com grande concentração de gordura, ele pode ocasionar alguma erupção cutânea. “Sabemos que o açúcar e a gordura consumidos em excesso podem sim influenciar na saúde e beleza e aumentar a oleosidade da pele,” completa a médica.

"O que na verdade causa acne é o açúcar e o leite que são adicionados no preparo do chocolate. Sabe-se hoje que alimentos com alto índice glicêmico pode causar aparecimento da acne pois esses alimentos causam hiperinsulinemia, e esta aumenta andrógenos e o IGF1 (fator de crescimento semelhante a insulina), que estão relacionados na fisiopatologia do aparecimento da acne", reforça Viviane. 

Chocolates considerados meio amargos são queles que possuem 70% ou mais de cacau na sua composição. "A fruta cacau tem poder antioxidante e, portanto, melhora a acne. Este tipo de chocolate tem menos gordura e açúcar se comparado ao chocolate ao leite", explica a médica. 

Quanto maior a porcentagem de cacau no chocolate mais efeitos benéficos para a saúde. Entre os benefícios mais conhecidos é o de melhorar o humor, dar uma sensação prazerosa pois aumenta a produção de serotonina pelo nosso corpo.

Já o chocolate branco possui em sua composição manteiga de cacau (uma parte gordurosa que é separada durante a preparação da massa de cacau), mais leite e açúcar e, portanto, em paciente com predisposição, causa mais acne se comparado ao chocolate ao leite e ao chocolate meio amargo.


Chocolate dá espinha?

 Pesquisas comprovam que o alto índice glicêmico de certos ingredientes, como leite, açúcares, aditivos e gordura hidrogenada contidos em alguns tipos de chocolate pode levar à acne, principalmente em peles oleosas e mistas. De acordo com a dermatologista Letycia Lopes, do Rio de Janeiro, algumas versões devem ser evitadas.

“Ao leite e branco aumentam a produção de sebo e oleosidade, o que pode levar ao desenvolvimento ou piora da acne. Além disso, o alto teor de açúcar nas células danifica o colágeno e a elastina, como consequência, o envelhecimento, rugas e flacidez”, comenta a especialista.

Para a médica, quem pretende sair um pouco da dieta e aumentar o consumo de chocolate na Páscoa deve optar por versões maior teor de cacau.

“Mais de 80% da população, em algum momento da vida, vai ter acne. Por isso, é importante levar em consideração quais alimentos ingerir. Temos vários estudos que relacionam o uso de leite, principalmente o desnatado, com o problema. Insumos com alto teor de gordura também aumentam a chance de ter inflamações cutâneas”, sinaliza.

Caso extrapole no chocolate, Letycia orienta o uso de produtos específicos para melhorar o aspecto da pele.

 “Esfoliantes para renovação celular e desobstrução dos poros devem ser incluídos na rotina de skincare semanalmente. Peles oleosas ou mistas precisam de dermocosméticos nos cuidados diários, como produtos antiglicantes de ação secativa, controle de oleosidade e que diminuam a inflamação. É importante consultar o seu dermatologista caso sinta alguma alteração na pele após esse período”. 

Beatriz Schmidt, dermatologista especializada no método slow care, afirma que a relação entre o consumo de chocolate e condições dermatológicas, como a acne, é um tópico complexo e multifacetado.

"Muitos estudos sugerem que a alta carga glicêmica na dieta habitual está envolvida com a ocorrência e gravidade da acne vulgar em pacientes predispostos. No entanto, é importante esclarecer que o cacau em si é um alimento extremamente benéfico e a sua concentração não está relacionada ao surgimento ou piora da acne. Na verdade, o cacau é um poderoso antioxidante e ajuda a promover luminosidade e hidratação na pele", explica Beatriz. 

O problema surge quando consideramos chocolates que contêm grandes quantidades de açúcar e gordura, como o chocolate ao leite e o chocolate branco. Esses ingredientes podem favorecer a inflamação e acelerar o envelhecimento da pele, dependendo do contexto alimentar desse paciente.

"A piora da pele está mais relacionada ao consumo excessivo de açúcar do que ao próprio chocolate. Recomendo sempre a moderação e a escolha por chocolates com alta concentração de cacau, que trazem benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios", ensina a médica. 

 Fernanda Nichelle, médica, atua exclusivamente na área estética, ressalta que o  chocolate amargo oferece benefícios antioxidantes e umectantes, ajudando a preservar a hidratação natural da pele, proporcionando uma aparência macia e radiante. "Recomendo a ingestão diária de 30 gramas de chocolate amargo, pois sua concentração de cacau acima de 70% o torna rico em antioxidantes", diz.

"Além disso, o chocolate também pode ser utilizado externamente no skincare, dependendo do tipo de pele da pessoa, e até mesmo no cabelo. No entanto, é importante observar o tipo de chocolate, já que o chocolate ao leite, rico em gordura e açúcar, pode agravar a acne devido a esses componentes", ressalva.

O chocolate branco, por sua vez, não é benéfico para a pele, pois é feito apenas da manteiga de cacau, sem a presença das substâncias antioxidantes encontradas nas sementes de cacau. "Por isso, é considerado menos saudável devido à alta concentração de açúcar e gordura hidrogenada em sua composição. É importante ressaltar que as recomendações específicas devem ser determinadas pelo médico, levando em consideração o estado geral de saúde do paciente", finaliza Fernanda. 

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!