Entenda os sinais de deficiência de vitaminas e minerais comuns no outono
FreePik
Entenda os sinais de deficiência de vitaminas e minerais comuns no outono

Com a chegada do outono, muitas pessoas podem estar sujeitas a sinais de deficiência de vitaminas e minerais comuns nesta estação. A mudança de clima e hábitos alimentares pode afetar a absorção de nutrientes essenciais, resultando em sintomas que merecem atenção.

Segundo Juliane Casas, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, as deficiências mais comuns enfrentadas pelas pessoas durante o outono são de vitamina D, vitamina C, zinco e ferro.

"Essas ausências podem ocorrer devido a uma menor exposição ao sol, redução do consumo de alimentos frescos e sazonais, e mudanças nos padrões de sono e atividade física típicas desta estação. É importante manter uma alimentação equilibrada e variada para garantir a ingestão adequada desses nutrientes essenciais durante esse período."

Casas alerta ainda que os sintomas típicos de deficiência de vitaminas e minerais neste período são fadiga, baixa imunidade, pele seca, unhas quebradiças, cabelos opacos, entre outros.

"Além disso, um dos pontos que contribuem para a má ingestão desses nutrientes é a mudança de estação, visto que afeta na rotina alimentar de grande parte da população, que tende a consumir menos alimentos saudáveis frescos, preferindo refeições processadas e calóricas."

A professora explica que as pessoas mais suscetíveis a deficiências de vitaminas e minerais durante o outono são idosas, crianças em fase escolar, pessoas que trabalham em ambientes fechados e indivíduos com dietas restritivas.

Para prevenir e corrigir deficiências nutricionais, principalmente neste período, Juliane recomenda que as pessoas adotem uma dieta variada e equilibrada com alimentos ricos em vitaminas, além de considerar a suplementação quando necessário, manter-se hidratado e praticar atividades físicas regularmente.

"Frutas cítricas, vegetais de folhas verdes, cogumelos, legumes, nozes e sementes são grandes fontes de vitaminas e minerais que podem contribuir com a saúde durante esta estação."

Por fim, Juliane sinaliza que os suplementos nutricionais podem ser usados de forma segura e eficaz para combater deficiências de vitaminas durante o outono sob a orientação de um profissional de saúde, que pode avaliar as necessidades individuais e recomendar a dosagem apropriada.

"É importante não exceder a dose recomendada pelo médico e escolher suplementos de boa qualidade. Por isso, é necessário que o paciente sempre busque um nutricionista e outros especialistas para um check-up de rotina e identificar possíveis deficiências e prescrições", finaliza.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!