Manchas roxas pós-treino: quais os riscos de varizes se elas aparecerem nas pernas?
Divulgação
Manchas roxas pós-treino: quais os riscos de varizes se elas aparecerem nas pernas?

Manchas arroxeadas nas pernas não evoluem para varizes, mas podem significar fragilidade capilar, ou seja, vasos que se rompem com facilidade na derme vascular. Quando há a presença de microvarizes e varizes há maior risco de acontecer os pequenos hematomas, chamados tecnicamente de ecmoses.

Quem costuma treinar com frequência, já deve ter passado por essa situação: quer dar aquele pump nos treinos de pernas e pega um peso que não está acostumado e, como resultado, surge uma manchinha roxa na pele. 

Será que isso deve ser algo preocupante e pode indicar algum tipo de fragilidade capilar, capaz de gerar varizes futuras? A fragilidade capilar, situação onde ocorrem ruptura de microvasinhos que estão na camada da derme vascular, não leva ao aparecimento de varizes. 

Varizes são veias que se tornam tortuosas e alongadas, podendo ser internas ou ficarem exteriorizadas, altas na pele e visíveis, e não são causadas ou são evoluções de manchas arroxeadas, apesar de algumas varizes se manifestarem como manchas, mas ao serem examinadas corretamente por um especialista, percebemos que existem veias dilatadas naquele local.

Especialistas costumam afirmar que se trata de uma fragilidade capilar, ou seja, pessoas mais predispostas a sofrerem hematomas, e que se trata de uma característica em indivíduos mais propensos a varizes vasinhos.

Helen Pessoni, médica, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e especialista em cirurgia vascular e endovascular pela Associação Médica Brasileira (AMB), tira algumas das principais dúvidas sobre o tema. Confira! 

O fato de surgirem manchas roxas logo após o treino é algo 1 - preocupante, que indica somente uma fragilidade capilar leve ou pode ser capaz de gerar varizes no futuro?

O fato de um indivíduo ter fragilidade capilar não está relacionado ao risco do desenvolvimento de varizes, apesar das duas situações serem multifatoriais e terem fatores comuns como o estresse oxidativo, obesidade, fragilidade da parede das veias e lipedema.

De que forma o esforço mais intenso pode gerar essas manchinhas roxas pelo corpo, não só nas pernas como nos braços, quando pegamos um peso mais elevado que o de costume?

Sim, se houver predisposição à fragilidade capilar, o esforço intenso sem a presença de trauma direto, pode ocorrer o rompimento de vasos na derme levando a manchinhas roxas mesmo em outras regiões do corpo.  

Como saber se o fato de ultrapassarmos esses limites, para ganhar massa muscular, pode ser algo prejudicial para a saúde vascular? Ou seria algo positivo, por ativar a circulação sanguínea, como saber esses limites?

O ganho de massa muscular é muito importante para a saúde vascular, principalmente o ganho de massa na musculatura da panturrilha( músculo solear e gastrocnêmio) responsável por bombear o sangue das pernas. Mas quando falamos em hipertrofia exagerada, como no caso dos halterofilistas, há maior risco de dilatação das veias das pernas e braços de forma exacerbada, levando ao risco de ocorrência de tromboflebite e tromboses.

Esse surgimento das manchinhas roxas, quando fazemos um esforço maior nos treinos, costuma surgir com maior frequência no período menstrual ou o ciclo não teria interferência nisso?

Sim, no período menstrual, pelo aumento dos níveis de hormônios como estrogênio e progesterona, há possibilidade de algumas mulheres terem maior fragilidade capilar neste período.

O uso de determinados medicamentos também poderia interferir no surgimento destes hematomas, além do esforço excessivo nos treinos?

Sim, o uso de alguns suplementos para melhorar o desempenho ou hipertrofia muscular como os que contêm altas doses de cafeína, ou o uso de hormônios anabolizantes, podem aumentar a pressão arterial e levar a um risco aumentado de ocorrência de hematoma

Quando recorrer a um especialista, para investigar se a predisposição às varizes seriam a única causa dos hematomas ou se existem outros fatores relacionados, já que as varizes possuem causa multifatorial?

Ao perceber que os hematomas são frequentes, ao notar que as veias estão dilatadas, ou o aparecimento de vasinhos ou arroxeados que não melhoram, o especialista deve ser consultado. Recomendamos também que todos que possuem história familiar de varizes ou sintomas, mesmo que leves, sempre busquem um especialista para uma avaliação vascular completa. 

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!