O Carnaval é a época mais aguardada pelos brasileiros, com muita festa e diversão . Nesta ocasião, acabamos saindo fora da rotina e exagerando no consumo do álcool . Muitas vezes, a bebida em excesso pode gerar algumas consequências para o corpo, como a desidratação . Para isso, o endocrinologista Rander Alves , da clínica Les Peaux , dá 5 dicas de como recuperar o corpo após a folia e retomar a rotina.
1. Hidratação:
Beba bastante água para ajudar na reidratação e na eliminação das toxinas do álcool.
2. Descanso:
Para que o corpo possa se recuperar. O sono é fundamental neste processo.
3. Alimentação leve:
Opte por alimentos leves e nutritivos para fornecer energia sem sobrecarregar o sistema digestivo.
4. Eletrólitos:
Bebidas isotônicas ou alimentos ricos em eletrólitos ajudam a repor os nutrientes perdidos durante a ingestão de álcool. Água de coco é uma opção de bebida rica em carboidratos e eletrólitos, como potássio, sódio e magnésio
5. Evite café e estimulantes:
Evite cafeína, pois ela pode aumentar a desidratação. Opte por chás suaves ou água
Além da prática alimentar e da hidratação, a prática de exercícios físicos é fundamental para organismo. Com isso, veja suplementos que podem ajudar nesse sentido:
1. Vitaminas do complexo B:
Essenciais para o metabolismo e a função cerebral.
2. Vitamina C:
Fortalece o sistema imunológico e possui propriedades antioxidantes, auxiliando na recuperação.
3. Magnésio:
Pode ajudar a relaxar os músculos e aliviar a tensão, comumente associada ao consumo excessivo de álcool.
4. Zinco:
Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pode ser benéfico após a exposição a toxinas do álcool.
5. Ácido Alfa-Lipóico:
Tem propriedades antioxidantes e pode auxiliar na regeneração do fígado.
Além disso, sabe-se que 1 mL de álcool tem 7 calorias, fora o que é acrescentado em drinks, como xaropes e afins. Nisso, é evidente que o peso da balança suba por conta da retenção de liquído, e não necessariamente ganho de gordura. O médico indica alguns tratamentos clínicos que podem ajudar no desinchaço corporal e acelerar o ganho de massa magra.
"Com o retorno gradual aos treinos, é possível integrar injetáveis contendo antioxidantes, vitaminas e minerais para auxiliar na recuperação da energia corporal e no ganho de massa magra. Além disso, tecnologias como o CM Slim podem ser empregadas para potencializar os resultados. Essas abordagens combinadas visam otimizar o desempenho físico e maximizar os benefícios do treinamento", finaliza.