Nutricionista e mentora de saúde aconselha a aproveitar ao máximo os dias de festa sem prejudicar a saúde
FreePik
Nutricionista e mentora de saúde aconselha a aproveitar ao máximo os dias de festa sem prejudicar a saúde

Este ano, a folia do carnaval cai entre os dias 10 e 13 fevereiro. Para quem vai brincar na festa é importante se preparar e ficar por dentro de todas as dicas para aproveitar ao máximo a diversão, ainda mais com as ondas de calor intenso.

A nutricionista clínica e mentora de vida saudável Jhenevieve Cruvinel alerta para a hidratação que não pode ficar fora do “bloquinho da saúde”.

“O consumo de água já deve ser um hábito constante no dia a dia, mas com o aumento da atividade física para acompanhar os bloquinhos e o calor, ao longo desses dias, é importante dar atenção especial a quantidade da água ingerida para a festa não acabar antes da hora”, adverte ela.

Segundo a especialista, o consumo de água ideal é de 35ml/kg de peso e para os mais desavisados, o consumo de bebidas alcoólicas, energéticos, refrigerantes e petiscos como salgadinhos, batatas, lanches que são ricos em sódio, aumentam ainda mais as chances de desidratação e problemas com a regulação da pressão arterial, dores de cabeça, tontura, inchaço e mal-estar podem ser comuns.

“Vamos lembrar também que a bebida alcoólica em especial é diurética e a principal vilã da hidratação. Importante levar com você uma garrafinha com água, intercalar entre o consumo alcoólico, fazer pausas e respeitar seu próprio limite para curtir muito estes dias de festa”, comenta.

De acordo com ela, a metabolização do álcool varia de pessoa a pessoa, de acordo com a idade, questões de saúde, metabolismo e hábitos de vida, mas em geral quantidades acima de 3g de álcool por litro de sangue já podem induzir ao coma alcóolico, o que pode ser potencializado ao beber de estomago vazio e sem a hidratação necessária.

Os sinais de alteração de comportamento podem ir de sutis a graves, alguns dos sintomas de embriaguez são: desinibição exacerbada, variação do humor, tonturas, déficits das funções psicomotoras, dificuldade na fala (fala arrastada), perda do discernimento quanto a perigos e limites, visão e audição prejudicados, vômitos e desmaio, até mesmo a hipotermia, convulsão e coma.

“Procure opções mais saudáveis para a alimentação nestes dias e para o lanche. Leve barrinhas proteicas, castanhas, frutas. Essas são opções simples que cabem em pequenas bolsas e mochilas e ajudam a aproveitar a folia com mais saúde e segurança. Lembrando também que a água de coco é um isotônico natural que está super indicado para acompanhar os foliões, assim como sucos naturais sem acréscimo de açúcar, mas que estes, não substituem ou entram na quantidade de água necessária”, finaliza a nutricionista que ainda segue com dicas importantes: vista roupas leves, utilize bonés e chapéus, protetor solar, caprichem na alimentação e mantenham-se hidratados.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!