Sete alimentos que previnem Alzheimer e outras demências
FreePik
Sete alimentos que previnem Alzheimer e outras demências

Uma alimentação balanceada e saudável tem o poder de prevenir vários tipos de doenças graves. Manter a mente ativa, ter uma vida social satisfatória, adotar bons hábitos alimentares e praticar atividade física regularmente pode retardar e até mesmo prevenir doenças mentais como Alzheimer.

Problemas que afetam o comportamento, a memória, a capacidade cognitiva e o pensamento, dificultando as atividades cotidianas, aparecem geralmente com a idade e são comumente associadas à demência. O Alzheimer é a causa mais comum de demência, sendo responsável por 60% a 80% dos casos.

De acordo com a nutricionista Thais de Brito, do Spa Estância do Lago, no Paraná, as dietas ou recomendações alimentares, quando seguidas adequadamente e combinadas com exercício físico, atividades cognitivamente estimulantes e outras que desafiem o cérebro, podem resultar em uma redução ou até mesmo prevenção da demência em pessoas na terceira idade.

“Uma alimentação saudável é um padrão alimentar que promove a melhor saúde física, mental e emocional. Ela engloba opções alimentares variadas e equilibradas que atendem às necessidades de nutrientes e energia, melhorando a saúde, o humor, e, consequentemente, a qualidade de vida”, afirma.

A nutricionista ressalta que alimentos ricos em gorduras saudáveis, como azeite de oliva, ovos, oleaginosas, peixes e óleos vegetais, produzem corpos cetônicos no fígado. “Eles substituem a glicose como fonte de energia. A cetose crônica e os baixos níveis de glicose têm um efeito anticonvulsivante direto e indireto, além de estimular a produção de neurotransmissores inibidores”, explica a especialista, acrescentando que “devemos evitar alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras adicionadas, sal e açúcar e, simultaneamente, pobre em proteínas e fibras, pois esses alimentos produzem toxinas e radicais livres, ambos prejudiciais ao cérebro e ligados ao envelhecimento precoce.”

Conheça os alimentos e seus benefícios:

Azeite de oliva  – rico em antioxidantes, protege as células cerebrais, reduz o envelhecimento precoce e aumenta o HDL, o chamado colesterol bom.

Legumes  – ingerir uma xícara de legumes variados (como beterraba, abobrinha, repolho, cenoura e abóbora) por dia. Os pigmentos que colorem os vegetais contêm diferentes compostos bioativos que protegem o cérebro.

Peixes  – o consumo deve ser preferencialmente assado ou grelhado. Peixes são ricos em ômega-3, que melhora o funcionamento dos neurotransmissores, reduzindo o risco de déficits cognitivos, além de aumentar a massa cinzenta. O atum e o salmão são os mais indicados.

Nozes  – previnem distúrbios cerebrais, tendo a capacidade de proteger o cérebro contra o estresse oxidativo e a inflamação, que agravam a saúde cognitiva.

Frutas  – morango, amora, framboesa, maçã e banana são ricas em flavonoides, necessários para a manutenção da função cognitiva e a redução do risco de demência e Alzheimer.

Chá verde  – com efeito neuroprotetor, pode diminuir a atrofia cerebral relacionada à idade, pois é rico em polifenóis, como as catequinas.

Folhas verdes escuras  - ricas em folato (vitamina B9), melhoram a capacidade cognitiva e a saúde mental.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!