Xuxa Meneghel diz que toma quatro banhos por dia se esfrega até se machucar
Reprodução/ Globoplay
Xuxa Meneghel diz que toma quatro banhos por dia se esfrega até se machucar

A apresentadora Xuxa revelou em seu documentário que toma cerca de 4 banhos por dia e que se esfrega muitas vezes até machucar. Por conta dessa limpeza excessiva tem uma infecção urinária crônica. Esse comportamento, segundo a artista, é reflexo de um trauma do passado: a sequência de abusos que ela sofreu durante a adolescência e a juventude. A apresentadora esclareceu que não superou totalmente o que viveu. 

"Tomo muito banho e com bucha. Me esfrego, às vezes até me machuco. Tenho uma infecção urinária crônica desde os 9 anos de idade porque me lavo muito. Eu me machuco muito, me limpo demais. Por que faço isso? Porque me sinto suja".

Segundo Eduardo Perin, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pelo Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Sexualidade pelo Instituto Paulista de Sexualidade (InPaSex), as causas do TOC ainda são desconhecidas.

"É uma doença com múltiplas causas e fatores que interagem e que acabam gerando a doença. A gente sabe que o transtorno obsessivo compulsivo tem características genéticas, então aproximadamente 60%, 70% da causa é genética, mas também existem causas ambientais. Da forma como a pessoa é educada, tem pais e mães que acabam muitas vezes, sem querer, ensinando medos para os filhos", explica.

A forma de criar estressores maiores da vida, como morte de alguém, separação, como uma série de coisas também pode influenciar no TOC. E geralmente este acaba se manifestando com o assunto que a pessoa mais ou com os assuntos que a pessoa mais se preocupa ou mais não se identifica.

"Por exemplo, se a pessoa gosta muito dos filhos, muitas vezes o TOC vem de uma forma a provocar pensamentos na pessoa de que ela pode fazer algum mal para o filho. E esses pensamentos causam um horror naquela pessoa. A pessoa fica super assustada achando que ela pode perder o controle e acabar fazendo algo contra o filho. Então, como um exemplo, o TOC nessa pessoa pegou um ponto em que esta tem uma paixão muito grande pelo filho, um amor muito grande pelo filho e transforma isso num pensamento agressivo, por exemplo, que atormenta a pessoa e ela acha que pode perder o controle. Ela não perde o controle, na verdade. É só um pensamento que vem. Mas a pessoa fica muito assustada. Então, tem vários fatores que causam o TOC", detalha Perin.

Tomar quatro banhos por dia e se limpar até se esfolar, isso é doença, claro. Então, o tomar quatro banhos por dia depende muito da cultura. Pessoas que moram, por exemplo, em alguns lugares do Nordeste ou do Norte do país, no Brasil, muitas vezes têm o costume de tomar três, quatro banhos porque é muito calor, por exemplo. Então, tem a ver com essa questão cultural, nesse caso. "Mas se a pessoa se lava de uma forma compulsiva e acaba se machucando e provocando uma irritação na pele, isso com certeza precisa ser visto. A pessoa precisa buscar a ajuda de um psiquiatra em primeiro lugar e de um psicólogo para que ela melhore desse comportamento", recomenda o especialista.

Então, como identificar? "O TOC é caracterizado por pensamentos que a pessoa não gostaria de ter, pensamentos que não fazem parte da forma como a pessoa se comporta, que são contra aquilo que ela se comporta, mas que ficam repetindo na cabeça, ficam atormentando a pessoa, e a pessoa acaba fazendo alguns rituais para tentar se livrar desses pensamentos ruins. Nesse exemplo da Xuxa a pessoa tem pensamentos de memórias desse abuso, dessa situação. Então, vêm imagens ou vêm pensamentos desse abuso. E aí, o ritual é se lavar compulsivamente para tentar se livrar da "sujeira", entre aspas, desse abuso. Esse é um exemplo típico de uma obsessão e de uma compulsão", analisa Perin.

E como tratar? O tratamento do TOC envolve o uso de medicações e, principalmente, a terapia cognitivo-comportamental, além de atividade física, cuidados com a saúde geral. Atividade física, cuidado com o uso de substâncias, de álcool, ter uma alimentação adequada. Enfim, cuidados gerais que todo mundo precisa ter com a própria saúde.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!