Causas e efeitos da menopausa precoce
FreePik
Causas e efeitos da menopausa precoce

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) em 2023, trouxe revelações importantes sobre os efeitos da menopausa precoce na saúde das mulheres. Segundo a pesquisa, mulheres que entram na menopausa antes dos 45 anos têm um risco 24% maior de desenvolver doenças cardíacas, em comparação com aquelas que entram na menopausa aos 50 anos. Além disso, o estudo descobriu que o risco de doenças cardíacas é ainda mais acentuado para as mulheres que enfrentam a menopausa antes dos 40 anos.

Esses estudos sugerem que a menopausa precoce pode representar um fator de risco significativo para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, incluindo demência e doenças cardiovasculares. Diante dessas informações, a especialista em saúde da mulher no climatério e menopausa, Ramiele Calmon, falou sobre o que é a menopausa precoce, as causas e como retardar a entrada nesta fase.


O que é menopausa e menopausa precoce?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é a menopausa. Menopausa é a falência ovariana, ou seja, é quando o ovário para totalmente de funcionar, deixando de ter o seu ciclo ovulatório.

Porém, antes do ovário parar de vez de funcionar, o corpo passa por uma fase anterior à menopausa chamada climatério, onde acontece gradativamente a queda do hormônio Estradiol. Na menopausa, o corpo já não produz mais o Estradiol.

A menopausa precoce é quando a mulher entra na menopausa antes dos 40 anos. Porém, essa entrada precoce é algo que não deveria acontecer com as mulheres.


Fatores que podem causar a menopausa precoce

Estudos afirmam que a menopausa precoce pode acontecer por dois fatores em especial. O primeiro fator pode ser a epigenética, ou seja, a mulher pode ter herdado isso de acordo genético, e esse gene pode acordar conforme os hábitos e estilo de vida de cada mulher, pois esses hábitos acabam influenciando em sua genética.

O segundo ponto bastante mencionado, é que a entrada da menopausa precocemente está correlacionada aos hábitos e estilo de vida. Então, se está correlacionado aos hábitos, está em suas mãos entrar ou não na menopausa precocemente.


Efeitos da menopausa

A menopausa precoce causa diversas disfunções fisiológicas e metabólicas à saúde da mulher. Quanto mais a mulher conseguir postergar a entrada na menopausa, mais anos de vida ela ganha.

De acordo com alguns estudos, após 10 anos da entrada na menopausa, a mulher já começa a ter consequências da falência ovariana e da baixa hormonal. Sabemos que o ovário produz os hormônios femininos, e o que faz a mulher entrar ou não na menopausa está relacionado à falta do Estradiol, bem como da Progesterona e Testosterona.

As consequências da entrada precoce na menopausa podem ser a perda da saúde óssea, perda de massa muscular, e estudos mostram que mulheres que entram na menopausa e não fazem reposição hormonal tendem a ter infartos, AVC, perda de memória, Alzheimer, e tudo isso pela falta desses hormônios no corpo.

Para a mulher poder ter vitalidade, é muito importante estimular as glândulas secretoras hormonais para que elas produzam o máximo possível.


Hábitos que podem retardar a menopausa precoce

Sabendo que os hábitos influenciam na entrada precoce na menopausa, é muito importante construir bons hábitos e executar 4 pilares fundamentais para a mulher poder retardar a entrada precoce na menopausa:

Prática de atividades físicas : Sabemos que a atividade física é extremamente importante para a nossa saúde, e também para a regulação da mulher. Sendo assim, a mulher precisa se exercitar não só por estética, como também para a regulação hormonal;

Manejo dos níveis de estresse : Manejar bem a ansiedade e o estresse é importante para a mulher, porque quando ela está na fase do climatério, tem uma queda nos hormônios Dopamina e Serotonina, e um aumento no hormônio Cortisol, elevando o processo inflamatório. Técnicas como meditação e relaxamento estimulam a produção de Dopamina e ajudam mulheres com tendência a depressão. Por isso, tranquilizar a mente é fundamental;

Alimentação adequada : É extremamente importante que a mulher tenha uma alimentação anti-inflamatória, que não aumentará a oxidação das células e a produção de radicais livres, fazendo com que as suas mitocôndrias, que são geradoras de energia, parem de funcionar. Isso permite que a mulher tenha um perfil celular bom e suas células irão funcionar por muito mais tempo;

Privação do sono : Outro ponto fundamental, é saber se você tem uma boa qualidade do sono. Quando ocorre a queda dos hormônios, as mulheres começam a ter insônia. Então, ter estratégias para melhorar a qualidade do sono pode sim te ajudar, não só na produção hormonal, mas também na eliminação das toxidades realizadas no fígado. Dormir bem é essencial para ter mais vitalidade e produtividade.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!