Bella Falconi, Mestre em Nutrição, pioneira em produção de conteúdo sobre bem-estar e saúde nas redes sociais e adepta ao uso dos óleos essenciais, tendo pesquisado a fundo sobre o tema, explica o uso desses óleos e indica seus favoritos, além dos benefícios para uma vida mais equilibrada e saudável.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
“Os óleos essenciais são remédios naturais. Neles, encontramos, às vezes, centenas de compostos químicos diferentes com funções terapêuticas. Quando bem usados, quando puros e de boa qualidade, eles produzem muitos efeitos terapêuticos benéficos e não trazem efeitos colaterais, diferente dos medicamentos alopáticos”, explica Bella.
Muitos imaginam que os óleos essenciais são usados como forma de substituição aos medicamentos. O que não é verdade, já que eles podem ser usados em equilíbrio com outros tratamentos. Bella explica: “A gente não pretende desencorajar ninguém a usar remédio. Em alguns casos, é necessário o uso de um medicamento alopático por uma questãode timing ou uma questão de gravidade da doença.”
“A ideia é encorajar as pessoas a usarem os óleos essenciais, muitas vezes em conjunto com o tratamento tradicional, no dia a dia, para trazer o equilíbrio da saúde do organismo. E para que, muitas vezes, a gente não precise chegar ao ponto de ter que usar remédio, ou não tenha que aumentar doses de remédios”.
Óleo de lavanda
Cada óleo essencial possui funções diferentes. Mas existem alguns casos em que um único óleo essencial tem multifunções. Um desses é o óleo de lavanda, extraído das flores da planta de lavanda, e um dos óleos mais famosos, devido a suas propriedades calmantes.
“O óleo de lavanda é muito versátil, atóxico e muito usado na aromaterapia. Ele traz muito equilíbrio, até mesmo numa sinergia, que é quando a gente faz uma mistura de óleos essenciais diferentes. Ele tem como principal composto químico o Linalol, que tem muitas funções diferentes quando entra em contato com nosso organismo. O Linalol e o acetato de Linalila. O óleo é um ansiolítico natural, ajuda a regular o sono, é um calmante natural e ajuda a aliviar a resposta de dor no organismo. A lavanda também é muito usada para cicatrizar feridas, em casos de acne. Então, tem multifunções e também é seguro para crianças”, complementa Bella.
Óleo de hortelã
Com seu aroma fresco e mentolado, esse óleo essencial é extraído das folhas da planta de hortelã-pimenta, e é muito conhecido por suas propriedades refrescantes e estimulantes.
“O óleo de hortelã-pimenta é muito usado na aromaterapia. Ele tem funções analgésicas, expectorantes e descongestionantes”, explica Falconi.
Óleo de copaíba
''Além de ser usado em produtos de cuidados pessoais, como sabonetes, loções e cremes, devido às suas propriedades curativas e hidratantes, o óleo de copaíba, extraído de uma árvore da Amazônia, é frequentemente utilizado para reduzir inflamação, dor e vermelhidão na pele, como acne”, afirma Bella.
Óleo de camomila
Existem dois tipos principais de óleo de camomila: o óleo essencial de camomila romana e o óleo essencial de camomila alemã. Os dois são extraídos das flores da planta da camomila e possuem propriedades calmantes e anti-inflamatórias.
“O óleo de camomila romana também é um óleo maravilhoso. É um calmante natural, excelente para casos de ansiedade e de depressão'', conta Bella.
Óleo de limão siciliano
O óleo essencial de limão siciliano, conhecido por seu aroma cítrico e refrescante, é obtido a partir da casca fresca da fruta de limão siciliano. Ele é rico em limoneno, composto que confere ao limão o seu aroma e que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
“O óleo de limão siciliano é um óleo maravilhoso. Ele tem efeitos anti sépticos, detoxificantes. Ele ajuda a equilibrar o pH e também é muito usado para fazer produtos de limpeza natural'', explica Bella.
Óleo de melaleuca
“O óleo de melaleuca é maravilhoso. A melaleuca é uma planta típica da Austrália, das regiões pantanosas, é o famoso Tea Tree. Ele é muito usado para fins cosméticos, muito usado no couro cabeludo para ajudar no crescimento dos fios, sendo utilizadoem casos de psoríase, de eczema, de dermatite, e outras questões de pele. Ele é um fungicida maravilhoso”, ressalta Bella.
Óleos essenciais mais usados por Bella Falconi
“Aqui em casa, a gente usa os óleos essenciais diariamente. Eu tenho transtorno de ansiedade generalizada e os óleos têm me ajudado muito a controlar crises, que antes eu tinha em episódios mais recorrentes. Hoje está muito bem controlado. Eu uso um blend da doTERRA que se chama Adaptiv e também óleo de lavanda, maravilhoso para casos de ansiedade”, revela Bella.
"Temos uma funcionária que tem psoríase e a gente conseguiu resultados incríveis na cicatrização das feridas, usando uma sinergia entre óleo de lavanda, óleo de copaíba, óleo de melaleuca e óleo de olíbano. Tivemos um resultado realmente muito, muito satisfatório. E o Maguila, que tem uma doença autoimune, Retocolite ulcerativa, faz uso de óleo de orégano, óleo de copaíba, óleo de olíbano, diariamente. A gente tem tido também resultados muito satisfatórios. E a minha mãe, que estava com um quadro de bursite também muito atacado, usa o óleo de copaíba e o óleo de lavanda diariamente, e também tem tido uma resposta muito positiva com relação a dor.”
Óleos essenciais aliados da beleza
Existem vários óleos essenciais que podem ser benéficos para a beleza e cuidados com a pele. “Eu uso diariamente os óleos essenciais na minha rotina de cuidados com a beleza. Como por exemplo, o gerânio, que é um óleo essencial super feminino e ajuda em várias questões de beleza, da saúde feminina. O óleo de rosa, de lavanda e de olíbano são muito bons para a pele. E o óleo de melaleuca é ótimo para o cabelo”, finaliza a empreendedora.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!