Médico explica proibição o uso de anabolizantes para fins estéticos
FreePik
Médico explica proibição o uso de anabolizantes para fins estéticos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu, nesta terça-feira (11), a prescrição de esteroides androgênicos e anabolizantes com finalidade estética, ganho de massa muscular e melhora do desempenho esportivo. O objetivo, segundo Henrique Cardoso Cecotti, médico endrocrinologista e metabologista no Núcleo de Medicina Afetiva (NuMa) e no Hospital Albert Einstein, é proteger a sociedade de eventuais danos que esse tipo de prescrição possa causar. 

CFM proíbe prescrição de anabolizantes e esteroides androgênicos

"O CFM fez a votação após a manifestação de várias sociedades, que estavam preocupadas com o aumento no uso de anabolizantes. Com as redes sociais piorou muito, com inúmeras propagandas e profissionais demonstrando que têm expertise no usos, como se pudessem controlar os efeitos colaterais, aumentando acesso a tratamentos com finalidade estética", diz Cecotti. 

Esses profissionais passam a falsa sensação de segurança, o que não é verdade, segundo o médico. Os esteróides anabolizantes são derivados da testosterona e levam a um aumento de massa muscular e redução de gordura corporal. 

"A maior parte dos esteroides usados para fins estéticos ou de ganho de massa são esteróides sintéticos de testosterona que tem um perfil maior em ganho de massa muscular ou ganho de força. Essas medicações têm raras indicações em medicina e quando prescritas podem causar hipertrofia do músculo cardíaco, disfunção cardíaca, piora do colesterol, aumentando a chance de infarte e derrame ao longo da vida, aumento da pressão, podem causar redução da fertilidade, doenças hepática, hepatite medicamentosa, risco de trombose, alterações de comportamento, dependência, agitação, agressividade e depressão", explica o médico. 

A decisão foi tomada sobretudo por não existerem estudos clínicos que comprovem benefícios na prática clínica. "A decisão é proteger a socidade da prescrição médica, foi uma decisão correta proibir o uso para fins estéticos."

Isso não quer dizer que os esteroides não possam ser usados em outras circunstâncias. "Quando existe deficiência do hormônio, se há uma disfunção dos testiculos, eles podem ser usados e mesmo assim o conselho proíbe o uso de doses suprafisiológicas." 

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

A decisão torna ilegal a prescrição por parte dos médicos, bem como cursos que se anunciam como capazes de formar profissionais aptos a prescrever os esteróides. "O intuito é proteger a sociedade desse tipo de conduta", reitera Cecotti. 

"Nao existe forma segura de se usar esteróides anabolizantes, nenhum médico tem como prever os efeitos colaterais, que podem ser permanentes como um infarto, trombose, redução da produção de espermatozoides. O objetivo é reduzir o número de prescrições." 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!