A fabricante do Ozempic (semaglutida), Novo Nordisk, emitiu um alerta sobre o uso do medicamento para perda de peso após a cantora Jojo Todynho exibir as canetas injetáveis nas redes sociais e afirmar que faz aplicação duas vezes na semana.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
"Sabe o que é isso aqui, gente? Meu Ozempic, que eu tomo duas vezes na semana", disse a artista com o produto na mão, antes de mudar de assunto.
Embora seja frequentemente associado à perda de peso, a empresa fabricante do remédio afirmou, em nota, que ele é indicado exclusivamente para pacientes adultos com diabetes tipo 2 e ressaltou que "não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off label , ou seja, em desacordo com a bula de seus produtos".
Veja na íntegra o posicionamento:
Nesta segunda-feira, 20 de março, a cantora e apresentadora Jojo Todynho fez comentário em seu perfil de rede social a respeito do uso do medicamento Ozempic®️ (semaglutida).
A Novo Nordisk esclarece que o Ozempic®️ (semaglutida) é um medicamento indicado, em conjunto com dieta e exercícios, exclusivamente para o tratamento de pacientes adultos com diabetes tipo 2 não satisfatoriamente controlada (ou seja, quando o nível de açúcar no sangue permanece muito alto). A posologia recomendada em bula é de uso uma vez por semana, com prescrição e acompanhamento médicos.
É importante ressaltar que a companhia não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off label, ou seja, em desacordo com a bula de seus produtos.
Os efeitos colaterais secundários mais frequentes associados ao Ozempic incluem problemas do sistema digestivo, tais como diarreia, vómitos e náuseas (enjoos).
A Novo Nordisk já havia informado anteriormente que o medicamento não possui indicação aprovada pelas agências regulatórias nacionais e internacionais para obesidade.
Recentemente, a Anvisa aprovou a utilização do medicamento Wegovy, da mesma fabricante, para tratamento da doença. Ele deve chegar ao mercado brasileiro a partir do segundo semestre deste ano.
Apesar de ambos serem medicamentos injetáveis e terem o mesmo princípio ativo (semaglutida), os dois remédios são indicados pela agência regulatória para tratamentos diferentes:
- Ozempic: é indicado como adjuvante a dieta e exercícios físicos para melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes mellitus tipo 2. A dosagem máxima disponível do Ozempic no mercado é de 1 mg;
- Wegovy: é indicado como adjuvante a uma dieta hipocalórica e exercícios físicos para controle de peso, em adultos com Índice de Massa Corporal (IMC) inicial maior ou igual a 30 kg/m2 (obesidade) ou maior ou igual a 27 kg/m2 (excesso de peso) na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso. A dose máxima corresponderá a 2,4 mg.