O estresse influencia a queda de cabelo
FreePik
O estresse influencia a queda de cabelo

Dia 23 de setembro é o Dia Mundial do Combate ao Estresse! O estresse é uma resposta natural do organismo a situações de tensão. Porém, em contextos como a pandemia da Covid-19, em que os quadros de depressão, ansiedade e estresse tendem a aumentar . Isso acaba pode causar mudanças tanto na saúde mental  quanto física,  como alterações nos ciclos menstruais .


Além das graves situações que o estresse pode causar, ele também reflete na saúde da pele e dos cabelos, como explica a dermatologista Renata Vasconcellos. “O estresse é uma das principais causas das reações negativas da pele e dos cabelos. O  estresse crônico gera o aumento de muitos hormônios, especialmente o cortisol, que afeta a maneira como os nutrientes são distribuídos pelo corpo, sendo a pele e os cabelos os primeiros a sentir o desequilíbrio hormonal, pois o organismo compreende que há outras prioridades.” 


A especialista conta que o problema de queda de cabelo está altamente ligado ao estresse, principalmente quando se trata de queda eflúvio telógeno agudo. Ele ocorre de 2 a 3 meses após um fator desencadeante, como um processo de luto. Já a pele pode ter envelhecimento precoce devido ao estresse. Pode acontecer amarelamento da pele facial, além do aumento de inflamações e surgimento de doenças, como acne, psoríase e eczema.


Como combater os efeitos do estresse 


Para combater os efeitos do estresse na pele, produtos e ingredientes com ações anti-inflamatórias podem ajudar. Colocar músicas que acalmem e procurar ambientes de reconforto também auxiliam na hora de esfriar a cabeça. 


“Entre as dicas estão uma alimentação mais orgânica, evitando alimentos industrializados e consumindo mais chás naturais, uma rotina de atividades físicas, exercícios de respiração, praticar hobbies como válvula de escape, entre outras. Porém, é importante alertar que para controlar o estresse de maneira efetiva e assim evitar os efeitos na pele e nos cabelos, muitas vezes é fundamental buscar acompanhamento psicológico”, completa Vasconcellos. 

Produtos que podem dar uma mãozinha

Além de buscar apoio psicológico e válvulas de escape para lidar com o estresse, como exercícios físicos e atividades relaxantes, como a meditação, existem alguns produtos que podem a ajudar a minimizar os efeitos do estresse na pele e nos cabelos. Confira algumas sugestões. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!