Mais leveza: aprenda a diminuir os incômodos da menstruação no verão

Ginecologista dá conselhos para minimizar os sintomas da menstrução, que podem ficar mais intensos no calor

No verão, os sintomas da menstruação podem ser mais aparentes
Foto: FreePik/rawpixel
No verão, os sintomas da menstruação podem ser mais aparentes









Os  sintomas da menstruação podem ser bem incômodos para muitas pessoas que menstruam. Acne, cólicas e  irritabilidade podem ocorrer tanto na TPM quanto durante o próprio ciclo. No verão, com as altas temperaturas estes sintomas podem piorar. Mas com alguns cuidados é possível viver esta época com mais leveza.

Segundo a ginecologista e obstetra clínica Fernanda Pepicelli, o clima é fator para a piora dos sintomas da menstruação. "O fluxo não é afetado, mas as altas temperaturas podem deixar as pessoas que menstruam mais desconfortáveis, tendo quedas de pressão mais frequentes neste período", afirma. 


Por isso, conversamos com Fernanda e com a dermatologista Ana Paula Fucci para entender melhor estes sintomas e como diminuí-los no verão, para que você fique mais confortável nesta época do ano. 

Hidratação pode evitar muitos problemas

Seja para evitar a queda de pressão na TPM ou para cólica, a hidratação pode ajudar muito durante o ciclo menstrual. "A menstruação faz com que você retenha líquidos e tenha queda de pressão. Se hidratar pode ser uma ótima solução para que você evite estes problemas, já que a retenção de líquidos pode piorar a cólica", afirma Fernanda. 

Para evitar problemas de pele, tome cuidado com o skincare

Além do skincare de sempre, no verão você deve tomar alguns cuidados para que a pele não fique mais oleosa que o normal no período menstrual. "Por influência hormonal, muitas pessoas têm piora da oleosidade e acne. Algumas medidas importantes seriam a lavagem do rosto, no máximo três vezes ao dia, com sabonetes que ajudem no controle da oleosidade, ou mesmo a associação com loções antioleosidade ou antiacne", diz Ana Paula.

E como no verão usamos mais filtro solar, tome cuidado com a oleosidade. "Há diversos produtos bons, com a proposta de controle da oleosidade, sendo as texturas em gel, gel-creme ou sérum as mais apropriadas", afirma.

Ao contrário da pele do rosto, a pele do corpo fica mais ressecada, ainda mais com fatores externos como a exposição ao sol e banhos de mar ou piscina. "É fundamental no verão e na menstruação o uso de hidratantes após o banho, principalmente quando se notar que a pele está ressecando", diz. 

Evite queda de pressão, retenção de líquido e cólica com o mesmo segredo 

Fernanda aponta que para evitar estes principais problemas da menstruação são simples. "Você deve aumentar a hidratação, evitar alimentos gordurosos e com muito sal, fazer atividade física leve sem ser em horários com picos de temperatura, evitar jejuns prolongados e ter uma boa noite de sono", recomenda. 

Ela lembra que se a cólica ou outro sintoma seguir, você deve procurar ajuda ginecológica. Para a pele, a recomendação é a mesma, mas você também deve evitar outro tipo de alimento. "Temos evidências científicas de que alimentos ricos em carboidratos pioram a acne. Portanto, quem é propenso a ter acne deve evitar em qualquer fase do ciclo menstrual", aponta Ana Paula.