Não há dúvidas da importância de uma alimentação saudável, porém, em meio a pandemia de coronavírus , os alimentos são aliados para garantir o fortalecimento do sistema imunológico.
Ao Delas, Kian Missaghi, especialista em nutrição do Freeletics, explica como usar a alimentação ao seu favor nesse momento. Segundo ele, nosso organismo tem dois sistemas que combatem vírus e bactérias: o sistema imunológico inato e o sistema imunológico adaptativo.
O sistema imunológico inato se desenvolve quando somos jovens e é a nossa primeira linha de defesa. Ele atua como uma barreira física e química ao que é potencialmente prejudicial.
Já o segundo inclui coisas como revestimento de muco, ácidos estomacais e glóbulos brancos. “O sistema imunológico adaptativo é aquele sobre o qual falamos quando falamos em ‘aumentar nossa imunidade’. É também onde a nutrição e uma boa higiene da vida podem desempenhar um papel maior”, explica.
E nesse momento em que estamos vivendo, expostos a mais estresse, tensões e ansiedades, o sistema imunológico adaptativo pode ser afetado. Por isso, é tão importante apostar em uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes para aumentar a imunidade .
Leia também: Musculação em casa na quarentena? Sim! Personal de Marquezine e Anitta diz como
O que e quanto comer?
“Recomenda-se 1 ou 2 porções de proteínas do tamanho da palma da mão em uma refeição. Garanta também muitas frutas e vegetais. O ideal é pelo menos cinco dessas porções por dia”, orienta o especialista.
Se você sabe que não está se alimentando bem, além de seguir a recomendação anterior, Missaghi diz que um suplemento de proteína de boa qualidade e um comprimido multivitamínico podem ser uma solução temporária a ser considerada até que você melhore a sua alimentação aos poucos.
Porém, se você faz parte do time que já tem uma dieta saudável, mas quer fortalecer o sistema imunológico, Missahi fala que a melhor forma é nutrir suas bactérias intestinais com alimentos ricos em prebióticos, como: laticínios, nutrientes fermentados (vegetais, soja), vegetais (cebola, alho, aspargos), amidos (feijão, batata, aveia), frutas (maçã, bagas, frutas cítricas), gorduras (sementes de chia, linho).
Ele ainda fala que não é possível dizer quando essa alimentação saudável “fará efeito” para a imunidade ficar mais forte, já que isso depende do seu organismo e da alimentação que mantém. “Em caso de dúvida, sempre consulte um médico para fazer um teste de equilíbrio de nutrientes que o informará sobre possíveis deficiências”, o especialista.
Leia também: Feira na quarentena: quais legumes comprar, como armazenar e ideias de preparo
Você viu?
Os melhores alimentos para fortalecer a imunidade
Abaixo, uma lista do Freelitcs dos melhores alimentos para adotar na dieta e fortalecer a imunidade durante a quarentena . Confira:
- Açaí
Os antioxidantes encontrados na fruta protegem as células e, portanto, defendem o organismo contra vírus e bactérias.
- Amêndoas
As amêndoas possuem vitamina E, melhoram o sistema imunológico e ajudam a reduzir o estresse.
- Brócolis
Fonte de vitamina A, C e da antioxidante glutationa, o brócolis é um impulsionador básico do sistema imune.
- Kiwi
Uma unidade de kiwi tem metade da quantidade diária recomendada de vitamina C, fundamental para o funcionamento do sistema imunológico.
- Acerola
Também rica em vitamina C, a acerola é uma fonte de minerais.
- Gengibre
O gengibre é um alimento aliado na hora de fortalecer o sistema imunológico, já que é antioxidante anti-inflamatório.
- Cúrcuma
A curcumina, princípio ativo presente na cúrcuma, tem ação antiviral, antifúngica e anti-inflamatória, o que melhora o sistema imunológico.
- Mirtilos
Sendo um dos superalimentos mais conhecidos, os mirtilos têm muitos benefícios, entre eles, também ao sistema imunológico. Junto com o açaí e a acerola, eles estão em primeiro lugar no mundo dos antioxidantes.
- Alho
Um dente de alho contém 5 mg de cálcio, 12 mg de potássio e mais de 100 compostos sulfúricos, por isso, é tão importante para a saúde. Vale lembrar que ele é mais efetivo cru.
- Iogurte
O iogurte contém probióticos, bactérias saudáveis que protegem o intestino e lutam contra microorganismos patógenos, ou seja, que causam doenças, por isso, deve ser incluído na dieta.