Na última semana a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia da Covid-19 , doença infecciosa causada pelo novo coronavírus , o que levou a uma série de mudanças de hábitos. Para evitar a propagação da doença, uma das recomendações das autoridades é evitar locais fechados com muitas pessoas e ambientes abertos com aglomerações.
Diante disso, como manter a rotina de treinos na academia? De acordo com Renata Castro, cardiologista especialista em medicina esportiva, ainda não é necessário interromper os exercícios nesse espaço. No entanto, é fundamental adotar algumas medidas para minimizar as possibilidades de disseminação da doença .
“Se você está se sentindo bem e não tem sintomas gripais (febre, tosse, coriza, mal-estar, prostração etc.), não há motivos para parar de treinar”, avalia a profissional.
Ela ainda explica que o novo coronavírus se espalha quando alguém inala gotículas respiratórias originadas da tosse ou espirro de um paciente infectado ou ao tocar uma superfície contendo estas gotículas e depois tocar seus olhos, nariz ou boca.
“Sabemos que academias são locais úmidos e com muito contato entre as pessoas. Não sabemos por quanto tempo o Covid-19 é capaz de sobreviver em uma superfície, mas outros tipos de coronavírus sobrevivem por duas horas a nove dias”, fala.
Você viu?
Portanto, se você não abre mão do treino na academia , são necessários alguns cuidados extras ao frequentar o ambiente.
Leia também: Transmissão, sintomas e cuidados: 18 perguntas e respostas sobre o coronavírus
Como se prevenir do coronavírus na academia
- Lave as mãos e punhos, frequentemente, com água e sabão, por pelo menos 20 segundos. Não se esqueça de lavar embaixo das unhas e entre os dedos
- Não coloque as mãos nos seus olhos, nariz ou boca
- Use e abuse do álcool gel
- Não compartilhe garrafinhas, talheres, copos, toalhas
- Mantenha-se bem hidratado e bem alimentado
- Durma mais (e ajude sua imunidade a melhorar)
- Evite abraços, beijos e apertos de mão
- Evite horários de pico e prefira treinar quando a academia estiver mais vazia
- Limpe os equipamentos com álcool gel antes e após o uso. Eles estão expostos ao suor e às secreções respiratórias. Não há relato de transmissão pelo suor, mas uma pessoa infectada pode tossir nos equipamentos ou mesmo encostar neles com a mesma mão que usou para proteger a boca ao tossir.
- O uso de luvas para levantamento de pesos pode ser útil. Não se esqueça de desinfetá-las após o treino.
Por fim, se for possível, prefira treinar em ambientes externos, pois há menor risco de contaminação.