Não é de hoje que os alimentos popularizam de um ano para o outro. Já tivemos o ano da goji berry, o do kefir, o do chá verde... A lista é longa e muitos deles entram na geladeira de quem deseja um estilo de vida mais saudável ou um empurrãozinho para emagrecer. E segundo especalistas consultados pelo Delas, esses são os alimentos que vão bombar em 2020 no quesito dieta

Leia mais: Previsões para 2020: o ano do sol aflora autoconfiança, mas pede pede cuidado

1. Carnes do futuro 

Hambúrguer que imita carne animal já é um dos alimentos que prometem sucesso em 2020
shutterstock
Hambúrguer que imita carne animal já é um dos alimentos que prometem sucesso em 2020


As carnes vegetais que imitam textura, sabor e aparência da de origem animal já podem ser encontradas por aqui. Visando o público vegetariano e vegano, elas prometem ter chegado para ficar e mostrarão ainda mais força em 2020. 

“O desejo de suprir as necessidades de proteína com o consumo de vegetais em vez da carne tradicional é a primeira aposta para o ano que vem”, comenta o nutricionista Alan Scaglione, especialista em suplementação pela USP. 

2. "Macarrão" conjac 

O conjac imita muito bem a textura das massas e é aposta para o ano que vem
Alexandre Carvalho/ Fotoarena
O conjac imita muito bem a textura das massas e é aposta para o ano que vem


Já a médica nutróloga Ana Luísa Vilela aposta numa novidade que também já pode ser encontrada em algumas grandes redes de supermercados. O conjac, um tubérculo de origem asiática com baixíssima caloria e textura que simula muito bem a textura de algumas massas. 

Leia mais: 10 dicas para emagrecer sem sufoco e restrições no cardápio

Penne, espaguete e até lasanha estão entre as opções que podem ganhar o título de aliado das dietas de emagrecimento , já que em 200g de conjac encontramos apenas 18 calorias.

Você viu?

Outro benefício é a presença do glucomanano, um componente do tubérculo que promove a rápida saciedade e já foi associado à redução dos níveis de colesterol e glicose. 

3. Feijão mungu 

O feijão mungu também é conhecido como moyashi
shutterstock
O feijão mungu também é conhecido como moyashi


Conhecido no Brasil como feijão moyashi, feijão mungu verde ou feijão-da-china, essa leguminosa é outra aposta da nutróloga, que aponta uma tendência de popularização a curto prazo. “Atualmente ele já é muito utilizado na produção de brotos comestíveis, conhecidos como moyashi, um acompanhamento frequente de pratos orientais”, explica Ana Luísa. 

Entre os benefícios do feijão-da-china estão altas quantidades de cálcio, ferro, fósforo e proteínas além de, claro, poucas calorias e quase nada de gordura. Mais um ponto positivo para quem quer perder alguns quilinhos e ainda fazer uma alimentação saudável. 

4. Sementes de melancia

Além da fruta in natura, as sementes de melancia têm propriedades que ajudam na dieta
shutterstock
Além da fruta in natura, as sementes de melancia têm propriedades que ajudam na dieta


Rica em magnésio, minerais, baixas calorias e com um valor expressivo de fibras, a semente de melancia - assim como as já populares sementes de girassol e abóbora - é um consenso entre os profissionais e deve entrar de vez nos mix de farinhas e preparos inovadores para o próximo ano. 

Entre os principais benefícios da semente, está o poder de acelerar o metabolismo , a presença de antioxidantes e vitaminas. Um dica de consumo é preparar um suco de melancia com todas as sementes ou ainda triturá-las separadamente para a produção de farinha. 

5. Água saborizada

Refrescante e aromática, a água saborizada deve ganhar ainda mais força no ano que vem
shutterstock
Refrescante e aromática, a água saborizada deve ganhar ainda mais força no ano que vem


E quando o assunto é vida saudável, não podemos esquecer nunca do poder da hidratação. Para turbinar os líquidos e ainda trazer um sabor refrescante, a aposta crescente são as águas saborizadas - preparadas a partir do extrato do gengibre, ervas ou frutas cítricas, por exemplo. 

Leia também: Vilão ou mocinho? Café de 4 a 5 vezes por dia pode ajudar a emagrecer

“Atualmente pregamos o fim dos sucos porque é a parte mais nutricionalmente ‘pobre’ das frutas, que são melhor absorvidas quando consumidas in natura. Por outro lado, um toque de sabor e aroma pode deixar a água pura mais agradável ao paladar e garantir os nutrientes desses alimentos ”, explica Ana Luísa. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!