Jovem elimina 26 kg em 9 meses e dá dicas para emagrecer: “Acredite em você”
A designer catarinense fala sobre a decisão de mudar seus hábitos para melhorar a saúde; como resultado, a mulher passou de 99 kg para 73 kg
Por Milena Tomaz |
Ana Paula Silvy é uma designer de interiores de 24 anos. Ela sempre foi “gordinha” e comia muitos alimentos gordurosos, principalmente na adolescência. A situação se agravou com o tempo, até que Ana decidiu emagrecer e colocar um ponto final na obesidade.
Leia também: Jovem que chegou a pesar 138 kg consegue emagrecer 46 kg com medidas simples
Ana Paula, que é de Santa Catarina, chegou a setembro de 2018 pesando 99 kg, resultado de uma alimentação regada a lanches, produtos industrializados, frituras e bebidas, além de muitos acontecimentos importantes em sua vida que contribuíram para que ela continuasse a engordar. Após isso, a designer sentiu a necessidade de emagrecer .
“Me formei, comprei apartamento, realizamos a festa de casamento desejado, fizemos lua de mel, consegui um emprego na área da graduação. Foram muitas coisas boas na minha vida, desapeguei da saúde e estética. Estava muito feliz para me importar com a ‘casca’”, diz ela.
Além da questão estética, a saúde começou a dar sinais de alerta. Em agosto de 2018 ela teve alguns sintomas de que algo estava errado, como o surgimento da pressão alta. Outro fator que colaborou para Ana iniciar a mudança era a dificuldade em realizar atividades simples do dia a dia.
“Meu marido amarrou [os sapatos] e colocou as minhas meias muitas vezes. Notava que o assento do ônibus ao meu lado era o último a ser ocupado. Fazer tarefas diárias caminhando era uma dificuldade”, exemplifica a mulher.
A catarinense também conta que uma fatalidade na família foi o que bastou para ela correr atrás do prejuízo e emagrecer de vez. Depois que a avó de Jardel, seu marido, morreu, Ana deu mais ouvidos aos médicos.
Leia também: Instagram para emagrecer? Jovem consegue eliminar 63 kg com ajuda da rede social
O início da reeducação alimentar
Em setembro ela investiu em seu "projeto saúde". “Comecei com pequenas mudanças, a me privar mais dos lanches, dos refrigerantes, etc., deixei esse tipo de exceções para os fins de semanas”, declara. “Mudei hábitos e criei novos, como tomar, no mínimo, 2 litros de água por dia”, complementa ela.
Nos quatro primeiros meses de reeducação alimentar , Ana se baseava em um cardápio proposto por uma nutricionista que ela consultou há quatro anos. “Aos finais de semana, não havia nenhum cuidado com a alimentação, mas quando era segunda-feira, era foco total”, diz.
Em janeiro de 2019, ela conseguiu se consultar com uma nutricionista do Sistema Único de Saúde (SUS) e a médica passou apenas alguns ajustes na rotina da jovem. “Ela me parabenizou pelo meu desempenho e me disse que estava seguindo muito corretamente a alimentação”, conta Ana.
Para acelerar a queima de gordura , foi necessário também praticar atividades físicas. A catarinense optou por um aplicativo de celular que dava dicas de exercícios e, às vezes, substituía isso pela caminhada.
Você viu?
“Em quatro meses foram 10 kg a menos com a minha força vontade. No final de janeiro iniciei academia. Desde quando comecei a fazer academia obtive poucas ausências”, lamenta Ana, que também salienta ter que se exercitar seis vezes mais em alguns momentos.
A designer destaca que precisou de muita organização, planejamento e força de vontade para alcançar seus objetivos. “Anotava um dia antes tudo que iria comer no outro dia. Alimentação sem suplementos e remédios: somente água, chás, alimentos (ovos, verduras, saladas e outros)”, garante.
Leia também: Boa forma depois dos 50 anos! Mulher revela segredos para ter um corpo definido
O resultado das mudanças no estilo de vida logo começou a aparecer. Além de perder peso , Ana conquistou uma saúde melhor. Em junho de 2019, a jovem realizou vários exames e os resultados, segundo ela, foram ótimos. “Bem diferente, provavelmente, de setembro, quando iniciei o processo [de emagrecimento]”, comenta a catarinense.
Mudança que "contamina"
Agora com 26 kg a menos, a designer relata que seus novos hábitos influenciam diversas pessoas ao seu redor. “Meu marido mudou alimentação junto comigo. Ele é magro, mas começou a comer melhor, comer mais salada, verdura e outros alimentos saudáveis”, salienta.
Além disso, colegas de trabalho da moça também buscaram um estilo de vida melhor, e passaram a praticar exercícios regularmente.
O Instagram é uma das ferramentas usadas por ela para motivar e “contaminar” as pessoas. Na rede social, Ana compartilha fotos de todo o processo de emagrecimento e divulga stories sobre seus novos hábitos.
Com isso, muitas pessoas pedem dicas a ela, e enfatizam que a jovem é uma inspiração para todos que desejam perder peso.
Leia também: Saiba por que você deve parar de tomar refrigerante de uma vez por todas
Quer emagrecer? Comece acreditando em você
De bem com a balança pesando 73 kg, Ana ressalta os benefícios do novo estilo de vida. “Uma simples caminhada de 10 min me deixava fadigada. Hoje não vivo sem a minha paixão, que é o futebol, e meus exercícios. Exercícios me deixam com energia positiva e disposta para o meu dia”, salienta.
Para a designer, a melhor forma de conquistar os objetivos é acreditar que tudo é possível. “O foco principal é mental. Precisa acreditar com a mente e o coração que você é capaz de tudo na sua vida”, acrescenta Ana.
Segundo ela, a jornada para emagrecer é um processo contínuo, que exige um passo de cada vez para superar os obstáculos. “Fui me desafiando diariamente. A reeducação alimentar é para a vida, portanto tem que ser gostoso, se alimentar com sabor e saúde”, declara.
“Os primeiros dias ou meses é um desafio, mas é gratificante ver do que você é capaz. Acredite em você, eu acreditei em mim e estou colhendo bons frutos”, finaliza a jovem.