Admita: a alimentação não está entre as suas prioridades na hora de planejar uma noite de amor, não é? Mas deveria. Apesar de não ser uma preocupação muito comum, o que você come ou bebe pode pode afetar diretamente seu desejo sexual - tanto de maneira positiva quanto negativa.
Por isso é preciso atenção na hora de escolher o cardápio antes da transa. Parece bobagem, mas a médica nutróloga Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento, reforça que a alimentação pode ser fator determinante para seu desempenho.
Para evitar que o sexo seja prejudicado e turbinar sua libido, a especialista separou algumas dicas do que você pode ingerir e o que é melhor evitar antes de um encontro.
Melhor não...
- Feijão
Essa leguminosa possui substâncias que fermentam no intestino capazes provocar gases. Pessoas que têm indisposição com o consumo deste alimento apresentam esse sintoma em qualquer momento após a sua ingestão, inclusive, durante a relação sexual. Melhor evitar!
- Bebidas alcoólicas
Tudo bem que o consumo do álcool pode deixar o momento mais agradável e relaxante, mas o exagero pode provocar algumas disfunções na hora do sexo. Em termos práticos, as chances de prejudicar a ereção e o orgasmo são grandes, mas isso irá depender também da sensibilidade do consumo de álcool de cada pessoa.
- Derivados de leite
Assim como o feijão eles também podem provocar gases e inchaço devido a presença da enzima lactase. Por isso, vale a pena ficar atenta ao menu quando as chances relação esquentar forem reais. Pessoas com certa intolerância a lactose devem fugir de leite e derivados - isso inclui bolos, iogurte, queijos, etc.
- Refrigerante
O gás presente no refrigerante pode causar distensão abdominal, mas esse sintoma é variável de um indivíduo para o outro. Se a pessoa possui essa predisposição, deve evitar a bebida para não sofrer com refluxo e azias.
Alguns estudos já mostraram que os homens podem ser ainda mais prejudicados, com problemas de disfunção erétil e a quantidade de seu esperma pode ser reduzida em 30%.
- Doces
Por serem ricos em açúcar, doces podem elevar os níveis de glicose no sangue e diminuir a libido. Além disso, essas alterações podem desregular o metabolismo e, consequentemente, reduzir a quantidade de hormônios sexuais.
- Frituras e alimentos gordurosos
Essa vale principalmente para os homens. A relação entre mau desempenho na cama e gordura pode ser entendida comparando as artérias do corpo com os canos de uma tubulação de uma pia de cozinha, por exemplo, que podem ficar entupidos pelo excesso de gordura.
O mesmo acontece com o corpo humano já que a gordura vai se acumulando nas artérias e, com o tempo, acabam obstando o fluxo sanguíneo. Sem receber sangue suficiente, o pênis não obterá uma ereção satisfatória.
Leia também: Saiba quais alimentos proporcionam uma vida sexual mais saudável
Pode investir!
- Banana
Contém substâncias necessárias para a produção de hormônios sexuais, como a vitamina B, além de ser fonte de carboidrato, que fornece energia e é rico em potássio, um mineral que participa das contrações musculares.
- Chocolate Amargo
Ajuda a aumentar os níveis de serotonina, hormônio relacionado à sensação de prazer e bem estar, o que melhora seu humor e, consequentemente, seu desempenho sexual .
- Pimenta
Rica em substâncias que aumentam o ânimo e a disposição dos casais, além de liberar odores que estimulam o apetite sexual, pois altera os batimentos cardíacos, contribuindo para a excitação.
- Ovos
O teor de proteínas de alta qualidade dos ovos dão muito mais energia. Além disso, contém vitamina B6, que ajuda a equilibrar os hormônios.
- Abacate
A vitamina E, presente na fruta, aumenta as chances de engravidar e melhora as funções dos órgãos sexuais femininos.
- Linhaça
É uma semente fonte de fitoestrógenos e ligninas, que também ajudam na libido e a equilibrar os níveis hormonais.
- Café
A cafeína é um estimulante sexual, por ativar o sistema nervoso e conferir muito mais energia.
- Morango
É um ótimo afrodisíaco para ser usado nas preliminares e a vitamina C presente nela melhora o fluxo sanguíneo.
- Amendoim
Melhora a formação hormonal e, consequentemente, a libido por ser rico em Zinco e Vitamina E e ambos os nutrientes são decisivos para a formação de hormônios sexuais.
- Gengibre
Ele pode aumentar a potência sexual já que seu perfume estimula o sistema circulatório, permitindo que o fluxo de sangue alcance todas as partes do corpo — inclusive as protagonistas de uma noite inesquecível.
O poder do fruto é pela sua capacidade de tonificar o corpo inteiro, e não apenas estimular os hormônios. O chá de gengibre, feito com mel e limão, é uma opção picante para esquentar a noite
- Mel
O mel é rico em vitaminas B e boro, necessários para a produção de testosterona para os homens, aumentando também os níveis sanguíneos. Ele também ajuda o corpo a usar e metabolizar o hormônio feminino estrógeno
- Beterraba
Contém alto teor de nitrito (substância presente no solo, na água e nos vegetais e, portanto, distribuída em alimentos de origem vegetal e animal). Esta substância, quando entra em contato com o organismo humano, é transformada em nitrato (processo chamado de nitração), que se modifica para óxido nítrico.
Leia também: Veja 15 alimentos afrodisíacos e como eles podem melhorar o sexo
Este processo melhora a absorção de nutrientes para dentro do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo e mantém mais eficiente a utilização do oxigênio. Isso porque o óxido nítrico ajuda a manter os vasos sanguíneos dilatados (o que tem a ver com a capacidade dos exercícios) e também melhora a energia, o desempenho e a potência.