Women's Health

O que amora, morango , framboesa, mirtilo e cereja têm em comum, além da cor avermelhada? Acredite: essas pequenas frutas vermelhas são ricas em propriedades nutritivas como vitaminas, minerais e fitoquímicos, que desempenham funções antioxidantes para organismo, fortalecendo o sistema imunológico.

Leia também: Aposte nas frutas vermelhas para emagrecer, cuidar da pele e ter mais saúde

Você conhece os benefícios de consumir frutas vermelhas no dia a dia? Profissional explica e dá dicas
shutterstock
Você conhece os benefícios de consumir frutas vermelhas no dia a dia? Profissional explica e dá dicas

Além de oferecerem benefícios para a saúde, as berries – como também são conhecidas – ainda podem ser usadas de várias formas. Sucos, in natura, geleias, receitas… É só deixar a imaginação (e o paladar) comandar.

Se você ainda não conhece os benefícios das frutas vermelhas , Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom (SP), aponta cinco bons motivos para você adicioná-las em seu cardápio. Confira!

1. Beneficiam a visão

Por terem grandes quantidades de vitamina C, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B, as frutas vermelhas são aliadas à saúde dos olhos, melhorando a capacidade visual diurna e noturna.

2. Têm ação anticancerígena e desintoxicante

Essas frutas são ricas em antocianinas, substância responsável pela coloração avermelhada/arroxeada, que combatem a inflamação e a ação dos radicais livres. Graças a isso, elas são anticancerígenas e antioxidantes.

“Elas proporcionam maior proteção aos órgãos e aos tecidos do corpo, retardando a temida ação do tempo sobre todas as células, como as da pele, por exemplo”, explica Cyntia.

Leia também: Pitaya vermelha: dê um up na pele e na saúde com esta fruta exótica

3. São ricas em fibras

A grande quantidade de fibras presente nas berries é ótima para quem procura melhorar o trabalho do sistema digestório. “É bom lembrar que além de beneficiar o intestino, as fibras são aliadas de quem quer reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue”, destaca a profissional.

4. Aumentam a saciedade

Elas também são indicadas para quem quer perder peso. A alta quantidade da substância nas frutas vermelhas dá uma sensação de maior saciedade quando são ingeridas. Assim, diminui a vontade por doces ou snacks pouco saudáveis nos intervalos das refeições principais.

Leia também: Leite de coco para turbinar a dieta: veja benefícios e receitas de smoothies

5. Combatem a anemia

Essas frutas vermelhas , quando consumidas com algum alimento rico em ferro, auxiliam e promovem uma maior absorção do mineral. “Por apresentarem bastante vitamina C, que facilita a assimilação do ferro no corpo, são ideais para quem sofre de anemia ou ainda para quem quer evitá-la”, pontua.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!