Tamanho do texto

Podóloga dá todas as dicas para preparar um escalda pés em casa e relaxar

O carnaval passou e foram dias de folia nos bloquinhos, nos salões ou na avenida. Depois de todo o agito, um bom escalda pés ajuda a relaxar e recuperar os pés de tanto esforço - e ainda já deixa o corpo preparado para as festas de pós-carnaval. 

Leia também: Veja dicas para fazer um verdadeiro spa em casa

Abusou na folia ou teve de passar o dia inteiro em pé por conta do trabalho ou outra atividade? Aposte no escalda pés
shutterstock
Abusou na folia ou teve de passar o dia inteiro em pé por conta do trabalho ou outra atividade? Aposte no escalda pés

Para completar, você ainda pode apostar em uma massagem relaxante. Para isso, pode colocar bolinhas de gude no fundo da bacia do escalpa pés e já aliar as duas técnicas ou massagear os pés com um óleo essencial ou creme. As práticas ajudam a aliviar dores e também a desestressar. 

Quem ensina a fazer um escalda pés em casa e uma massagem relaxante é Cristina Lopes, podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet. Veja os detalhes abaixo: 

Passo a passo para o escalpa pés

Escalda pés, segundo especialista, ajuda a relaxar e aliviar as dores dos pés
shutterstock
Escalda pés, segundo especialista, ajuda a relaxar e aliviar as dores dos pés

Para isso você vai precisar de uma bacia, água quente e óleos essenciais . Segundo Cristina, use uma bacia grande porque a água precisa cobrir os pés e chegar à altura da canela. A podóloga ainda indica esquentar a água a uma temperatura entre 36º e 40ºC e completar o escalda pés com sais, óleos essenciais ou ervas de sua preferência. 

"O processo todo deve durar entre 10 a 30 minutos, de acordo com o gosto de cada pessoa", orienta Cristina. 

Ela explica que a água quente ajuda na circulação sanguínea da região, promovendo um estímulo benéfico em minutos. "Trata-se de um costume muito antigo e sua finalidade é relaxar e aliviar as dores dos pés, além de também ajudar no alívio do estresse", completa Cristina. 

A podóloga fala que essa é uma técnica passada de geração para geração e cada um tem as suas ervas e óleos de preferência. Ainda assim, ela tem uma sugestão de combinação:

"Eu costumo indicar algumas gotas de óleos essenciais , principalmente o de lavanda pelo efeito relaxante, na água morna, com 4 ou 5 colheres de sal comum ou grosso, deixando os pés descansarem pelo tempo necessário."

O processo também pode ser feito com ervas. "Nesse caso, eu indico o feito com chá de camomila, que só exige a fusão da erva na água e o mergulho dos pés por 30 minutos", orienta a especialista. 

Dicas para uma massagem relaxante

Além do escalda pés, uma massagem relaxante é bem-vinda nesse momento. Ela pode ser feita em casa, com o uso de alguns cremes à base de cânfora ou arnica, ou por especialistas, com a técnica da reflexologia
shutterstock
Além do escalda pés, uma massagem relaxante é bem-vinda nesse momento. Ela pode ser feita em casa, com o uso de alguns cremes à base de cânfora ou arnica, ou por especialistas, com a técnica da reflexologia

Para incrementar o escalda pés, Cristina sugere conciliar a técnica com uma massagem. Para isso, coloque bolinhas de gude no fundo da bacia. Isso proporcionará um estímulo na planta dos pés.  "A pressão e o aquecimento desses pontos específicos causam um reflexo imediato no equilíbrio energético de todo o corpo. É um processo revigorante", afirma a podóloga. 

Entretanto, depois de dias de folia ou de ficar muito tempo em pé ou fazendo algum exercício, como caminhada ou corrida, há grandes chances de sentir dores nos pés e nas pernas. "Essas são dores normais relacionadas ao cansaço dos pés, que ficaram por muito tempo sustentando o peso do corpo sem descanso", resume Cristina. 

"Só o escalda-pés, com a água quente, estimula a circulação e ajuda nas dores causadas após exercícios intensos ou após passar muito tempo em pé (que são dores normais e não estão atreladas a nenhum risco)", fala a podóloga.

Entretanto, dá para ir além e apostar em uma massagem relaxante . "Nesse caso, a melhor massagem que alguém pode fazer para revigorar e estimular os pés e o corpo é a reflexologia, que estimula exatamente os pontos certos que refletirão para todo o organismo. Normalmente essa técnica é feita por profissionais de podologia", afirma a especialista. 

Em casa, a pessoa pode fazer uma massagem relaxante mais simples. "Pode usar um creme à base de arnica ou cânfora, massageado todo os pés com as mãos formando círculos com os dedos", explica Cristina. 

Ainda há possibilidade de usar água fria. Segundo a podóloga, mergulhar os pés na água gelada é indicado para pessoas que sofre de problemas como artrite, reumatismo, artrose e distensão. Mas é preciso ter cuidado com essa prática, já que não é indicado passar muito tempo com os pés no gelo ou o problema pode se agravar. 

Há quem defenda ainda intercalar água quente e água fria, mas, se acordo com Cristina, isso não é necessário. 

E o que fazer em caso de inchaço?

Pernas ou pés inchados? Deixe o escalda pés de lado e use compressas frias e coloque as pernas para o ar
shutterstock
Pernas ou pés inchados? Deixe o escalda pés de lado e use compressas frias e coloque as pernas para o ar

Outro problema recorrente depois de passar muito tempo em pé no carnaval e ainda abusar de comidas nada saudáveis, como salgadinhos ou bebida alcóolica, é inchaço de pernas e pés. Se esse for o seu caso, a indicação é colocar, literalmente, as pernas para o ar. 

"Coloque os pés para cima depois da folia e, se possível, durma com eles assim", sugere Valéria Vieira, que também é podóloga e coordenadora técnica da rede Doctor Feet. 

Aline Lamaita, cirurgiã vascular e angiologista, concorda com a podóloga e também orienta levantar os membros inferiores. Ela diz, por exemplo, que é possível colocar um travesseiro sob as pernas para mantê-las elevadas durante a noite. 

Ela ressalta ainda que é importante cuidar da alimentação e deixar de lado itens como refrigerantes e comidas industrializadas, pois o excesso de sódio pode aumentar a pressão arterial e piorar o inchaço. 

Além disso, a médica fala que é indicado realizar compressas frias no local do inchaço. "É importante também não fazer escalda pés  ou realizar qualquer tipo de compressa quente, pois estas podem causar dilatação dos vasos sanguíneos e agravar o quadro”, alerta Aline. E na dúvida, ou se a pessoa já possui predisposição para retenção hídrica, o melhor é consultar um médico vascular. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas