Treino de musculação: saiba como encontrar o ideal para atingir seus objetivos

Além da série de exercícios na academia ter de agradar a pessoa, também deve seguir as particularidades de cada um, para evitar possíveis lesões

Na hora de passar um treino de musculação, muitas coisas devem ser levadas em consideração pelo profissional de educação física que vai idealizar a série de exercícios. Mas em geral, como explica Thiago Moreira, professor da rede de academias Smart Fit, o treino ideal é aquele que a pessoa gosta e sente prazer em realizá-lo, para que ela se mantenha adepta à prática. 

Foto: Shutterstock
Não adianta querer fazer o mesmo treino de musculação daquela influenciadora que você segue, principalmente se vocês estiverem em um nível de preparo diferente, já que o treino ideal leva em consideração as características de cada um

Mas calma, não é porque o aluno tem de gostar que isso significa que o treino de musculação será fácil. É ainda preciso de foco e dedicação, e durante os estímulos os músculos vão, sim, “queimar”. O que Moreira quis dizer é que a pessoa não precisa se forçar a fazer uma modalidade que não gosta, já que o principal é encontrar a atividade física ideal para não ficar no sedentarismo.

Para quem escolhe a musculação, a série de exercícios vai depender da frequência semanal de treinamento do aluno. “Se ele possui disponibilidade para treinar cinco vezes por semana, por exemplo, seria interessante dividir a rotina em um dia para superiores e outro para inferiores.

"Caso ele tenha disponibilidade para treinar em duas ou três vezes na semana, seria interessante uma rotina que trabalhe todo o corpo em dias intercalados”, explica o profissional de educação física.

Desta forma, na hora de começar na academia, é indispensável passar todas as informações possíveis para o professor para que ele possa idealizar o melhor treino de musculação.

O melhor treino é aquele que você nunca fez

“Informações como frequência semanal de treinamento, tempo disponível para treinar, histórico de treinamento, histórico de lesões, histórico de doenças cardiovasculares, histórico de doenças na família e se teve sobrepeso na infância e na adolescência são essenciais para uma montagem de treino individualizada.”

Já na hora de decidir a frequência de idas à academia, é importante levar em consideração que pesquisas recentes indicam que, para melhores resultados, o ideal seria treinar a mesma musculatura por pelo menos duas vezes por semana, como conta Moreira.

“Sendo assim, rotinas de duas a seis vezes por semana parecem ser indicadas desde que o treinamento seja bem estruturado e equilibrado na prescrição do profissional de educação física. Em relação à duração, tudo vai depender da prescrição, geralmente entre 30 e 60 minutos.”

Treino de musculação para quem já pratica musculação

Foto: Shutterstock
Quando a pessoa já tem mais experiência e/ou massa muscular, o ideal é dificultar cada vez mais o treino de musculação

Já no caso de quem já tem certa experiência na prática e alguma massa muscular, o ideal é “dificultar” um pouco as coisas. “Seria interessante alterar os estímulos, aumentando o número de exercícios, aumentando o número de séries, diminuindo o tempo de intervalo. Ou seja, qualquer estratégia que torne o treino mais desafiador. O melhor treino é aquele que você nunca fez.

Depois de um tempo na prática, a pessoa também pode parar de ver uma evolução tão grande e achar que está difícil demais de chegar ao objetivo que busca mesmo com um treino longo. Nessa hora, é interessante reavaliar como esse treino de musculação está sendo feito.

A dica do profissional de educação física é otimizar a série de exercícios com mudanças em sua estrutra que vão agilizar a troca de gordura por músculo. "Dar preferência para exercícios que utilizam mais de um grupamento muscular é um ótimo método para diminuir o tempo do treino, pois você irá trabalhar mais músculos em um único movimento.”

Leia também: GRIT: conheça o treino intervalado de alta intensidade que te leva ao limite

Entre os exercícios que podem ser citados está o agachamento, que se mostra eficiente tanto para a parte anterior das coxas quanto para os glúteos. O supino é outro exercício que movimenta mais de um grupo de músculos ao mesmo tempo: peitorais, ombros e tríceps.

"Fazer pausas de 30 segundos a um minuto, no máximo, além de tornar o treino mais intenso, também torna o tempo de sessão na musculação mais curto”, explica Tiago, que ainda dá a dica de uma série de exercícios combinados, em que o aluno realiza a série intercalando membros superiores e inferiores sem descanso. "Esse formato vai contribuir ainda para a perda de gordura corporal, já que vai aumentar a frequência cardíaca, acelerando o seu metabolismo.”

De qualquer forma, o mais importante é sempre conversar com o profissional responsável pelo treino de musculação para entender o que esta acontecendo e o porquê dos resultados não estarem mais aparecendo. Até porque às vezes a mudança necessária pode ser apenas aumentar a frequência semanal na musculação, e não necessariamente o treino em si.

Treino de musculação das influenciadoras

Foto: shutterstock
Muitas influenciadoras digitais fazem um treino de musculação específico para cada membro do corpo, como perna, braços e glúteos, mas esse tipo de série de exercícios só é indicada para alunos avançados e com boa experiência

Quem já ouviu a expressão “leg day” sabe que algumas influenciadoras digitais têm o treino de musculação dividido por um membro por dia. No caso do “leg day”, é o dia de perna. Na sequência, a pessoa pode fazer um dia de glúteo, o outro de braço e o outro de abdômen, por exemplo. Mas apesar dessas mulheres terem o corpo super definido, esse tipo de série faz bem e é recomendada?

Tiago alerta que este modelo de treino é mais indicado para alunos avançados com boa experiência no treino de força. – vale lembrar que algumas pessoas já praticam a modalidade há anos e tem uma consciência corporal muito maior que os iniciantes ou que começaram há pouco tempo.

Leia também: Antes de começar a correr, confira tudo o que você precisa saber sobre a prática

“Uma vez que irá demandar muitas séries e exercícios, aumenta a necessidade de recuperação para a próxima sessão de treino de musculação ”, completa. Novamente, falar com um especialista é essencial sempre.