A norte-americana Jacqueline Adan, do blog Jacqueline's Journey, já chamou atenção de muita gente na web quando revelou o preconceito que sofreu quando decidiu usar um maiô durante uma viagem . A influenciadora digital que, hoje, conta com mais de 111 mil seguidores no Instagram, passou por um drástico processo de emagrecimento após ultrapassar 220 kg e recebeu olhares preconceituosos por conta do excesso de pele nas pernas .
Apesar do episódio tê-la incomodado, ela não deixou que isso afetasse sua viagem, seus posts nas redes sociais e blog e muito menos seu processo de emagrecimento . Meses depois, nesta segunda-feira (16), ela falou mais sobre tudo o que tem passado com as mudanças no corpo e tocou em um assunto não muito falado quando o assunto é perda de peso: os pés .
Jacqueline já perdeu mais de 136 kg, sabia que muita coisa ia mudar quando iniciou todo o processo de emagrecimento, mas não podia imaginar o quanto isso afetaria até mesmo seus pés. Em um post, ela conta que usava calçados de tamanho 39, mas depois de emagrecer passou para o tamanho 35. Porém, apesar de sentir melhoras como menos dores, as consequências da grande variação de peso faz com que ainda seja um desafio encontrar sapatos.
Confira o relato de Jacqueline sobre o processo de emagrecimento
“Eu não tinha ideia de quantas mudanças meus pés passariam por ganhar peso, depois perder peso e tudo o que aconteceu no meio disso. Essa mudança não foi necessariamente ruim, apenas diferente. Eu tive de reajustar as coisas e como que apenas seguir o fluxo de todas as mudanças pelas quais o meu corpo estava passando. Um passo de cada vez! Como dizem, “dê a uma garota os sapatos certos e ela poderá conquistar o mundo”, e foi exatamente isso que eu fiz.
Quando pensamos em ganhar peso ou perder peso, podemos algumas vezes nos esquecer ou apenas não pensar em tudo que está envolvido . Para mim, quando eu passei dos 226 kg, tinha de usar usar sapatos tamanho 39 apenas para conseguir colocar meus pés dentro deles.
Eu não fazia ideia de quanto o pé muda quando uma pessoa passa por uma transformação, e, para mim, ganhar peso foi uma transformação enorme. Meu corpo passou por grandes mudanças, inclusive meus pequenos pés.
Eles doíam o tempo todo, continuavam a aumentar e a ficar mais largos todos os dias, e eu tinha tanta dificuldade em achar sapatos que coubessem em meus pés e tornozelos. Além do mais, tudo era tão desconfortável! Para alguém que ama sapatos, era um verdadeiro desafio. Era desafiador não apenas achar sapatos bonitos mas também algo que coubesse nos meus pés e não os machucasse.
Então, quando eu comecei a perder peso, eu não fazia ideia novamente de quanto meus pés mudariam. Eu acho que tem muita coisa dentro de um processo de emagrecimento extremo que as pessoas não sabem. O quanto meus pés mudariam… foi algo que eu fiquei realmente chocada. Não tinha ideia!
Mas, sim, após perder tanto peso, meus pés realmente encolheram da mesma forma. Hoje, uso tamanho 35. Sim, meus pés passaram por quatro tamanhos diferentes! Mas, agora, eu ainda acho um pouco desafiador encontrar sapatos que sirvam perfeitamente.
Eu tenho excesso de pele que cai pelos meus tornozelos, problemas de equilíbrio, joelhos e tornozelos fracos. Mas eu, definitivamente, preciso de sapatos novos. Aqueles de tamanho 39 não vão dar mais. Sendo assim, nos últimos meses, eu tratei de comprar alguns pares de sapatos novos que não são apenas lindos, mas confortáveis e ajustáveis às minhas pernas e pés.”
Quais sapatos usar após um processo de emagrecimento drástico?
Em seu blog, a norte-americana contou mais sobre a experiência com a mudança nos pés após o processo de emagrecimento. E o melhor, deu dicas de quais usar caso a pessoa também tenha excesso de pele no tornozelo.
“Eu não quero mostrar meus novos sapatos só para exibir meus novos calçados, mas para realmente falar o porquê eu escolhi cada um deles. Ainda tem MUITA pele solta nas minhas pernas, e esse excesso de pele cai sobre meu tornozelo.”
Jacqueline conta que chegou a passar por uma cirurgia nas pernas, mas para remover um pouco da massa que ela ainda carregava nelas. Com a questão das peles ao redor do tornozelo e problemas de equilíbrio, muitos dos calçados disponíveis no mercado, como os de salto alto ou com amarras pelas pernas, apenas não são uma opção. Confira quais buscar após um processo de emagrecimento para não sair da moda:
1. Kitten Heels
“Eles não são saltos altos, mas ainda assim me fazem sentir elegante e meio que geram o mesmo efeito [dos saltos altos]”, afirma a norte-americana.
2. Sandália mule
Essa sandália quase fechada e sem as alcinhas para trançar no tornozelo são outra aposta de Jacqueline, pela facilidade de colocar e tirar. Outro detalhe é costumam ter um salto mais alto, mas não fino, o que ajuda no equilíbrio.
3. Flat mule
As mulas também podem ser usadas como rasteirinhas, até porque é possível, sim, manter a elegância mesmo sem os sapatos de salto alto que devem ser evitados por quem passou por um processo de emagrecimento muito drástico – ao menos no início.
4. Rasteirinhas
Entre as rasteirinhas, os modelos favoritos são aqueles que seguem a mesma ideia dos mules: só enfiar o pé. O foco é evitar tudo o que possa apertar os pés.
5. Tênis
Não é de hoje que os tênis estão na moda, e eles estão longe de sair até mesmo das passarelas. “Eles são perfeitos para usar com jeans e podem ser usados até mesmo com um vestido”, afirma a norte-americana em suas dicas do processo de emagrecimento.
6. Espadrilhas
Indo “contra” as próprias dicas de calçados após um processo de emagrecimento drástico, Jacqueline indica as espadrilhas, que em algumas versões aparecem até mesmo com amarras no tornozelo, mas, neste caso, elas são mais grossas, e a norte-americana acredita que são mais confortáveis para seus pés. Neste caso, varia de cada caso, e a dica é experimentar.