Geralmente, fotos e posts de “antes e depois” são feitos para comemorar perda de peso ou ganho de massa muscular, mas a blogueira fitness Jovana Borojevic decidiu fazer diferente. Em seu antes e depois, postado no Instagram, ela comemorou o fato de ter engordado.
Leia também: Shake é a melhor forma de perder peso? O que afirmam os especialistas?
Na rede social, ela escreveu que, para manter o peso , ela se via obrigada a ter uma dieta e uma rotina que não gostava e estava infeliz, “foi por isso que relaxei um pouco”. Jovana, que já batalhou com o sobrepeso , hoje leva um estilo de vida diferente, mais equilibrado.
“Eu sou humana, como você, e tenho recaídas. Mas estive feliz o tempo todo porque sempre estou trabalhando na minha mentalidade. Como sempre digo, precisamos amar nosso corpo de todos os jeitos, em todos os momentos”, diz ela, ressaltando que engordar é normal e não é sinônimo de derrota.
Leia também: "Era perder peso ou morrer": casal muda estilo de vida e elimina junto 181 kg
No mesmo post, Jovana afirma que não tem um objetivo fixo de quantos quilos quer perder, mas quer construir uma relação mais saudável com a comida, encontrando um equilíbrio e mantendo suas “gulas” sob controle, ao mesmo tempo em que evita ficar completamente paranoica com exercícios e emagrecimento.
Corpo real
Como parte de sua proposta de ser saudável, mais do que ser magra, e mostrar como é um corpo “de verdade”, Jovana fala sobre sua perda de peso e sobre o excesso de pele que isso resultou.
“Eu emagreci porque não conseguia mais amarrar os próprios sapatos, porque não tinha mais energia, porque eu queria viver mais. E consegui fazer isso comendo quantidades normais de comida, sem restrições extremas nem contar calorias. Eu consegui fazer isso sem me odiar”, relata ela em outro post.
Leia também: Mãe e filha dançam para perder peso, emagrecem 184 kg e melhoram a relação
Sobre o excesso de pele , ela diz ser uma realidade de quem perde uma grande quantidade de peso . “E daí? Você sabia que sua pele solta ainda é você? Se você quer se amar, não dá para escolher quais partes você vai gostar e quais vai odiar, porque é tudo você e todas as suas partes merecem amor”, defende.