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Alicia Vikander seguiu uma rotina intensa de exercícios e dieta para definir o corpo se preparar para viver o papel da heroína. Nas redes sociais, personal que trabalhou com a atriz dá detalhes do treino e ensina movimentos

A atriz Alicia Vikander dá vida a Lara Croft no novo filme sobre a heróina que estreia esta semana nos cinemas do Brasil, a produção "Tomb Raider - A Origem". Para encarnar o papel, foram meses de dedicação com exercícios físicos intensos, dieta regrada e muito suor. Ao longo de sete meses, Alicia redesenhou o corpo e conquistou 5 kg de músculos. 

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Alicia Vikander vive a nova 'Tomb Raider' nos cinemas e precisou de muito treino e dedicação para desenhar o corpo da heróina
Divulgação
Alicia Vikander vive a nova 'Tomb Raider' nos cinemas e precisou de muito treino e dedicação para desenhar o corpo da heróina


O responsável pela preparação e pelos treinos da atriz para virar a nova  Tomb Raider foi o personal trainer e nutricionista Magnus Lygdback, conhecido por cuidar da boa forma de famosas como Britney Spears e Gal Gadot, a "Mulher-Maravilha" dos cinemas. A revista "Women's Health" fez um compilado, detalhando a rotina das atividade física e a dieta da atriz, feitas sob a orientação do profissional da Califórnia, nos Estados Unidos. Além de muita malhação, ela teve de seguir uma alimentação bem restritiva. Veja os detalhes: 

Rotina de treinos para virar Lara Croft

O personal usou com Alicia seu método, conhecido como "Magnus Method", que tem como base os treinos intervalados. Para que a atriz desenvolvesse os músculos para o papel, eles trabalharam juntos uma hora por dia, de seis a sete dias por semana, de acordo com reportagem do "USA Today", citada pela "Women's Health". 

Alicia exibe músculos definidos no cartaz do novo Tomb Raider
Reprodução
Alicia exibe músculos definidos no cartaz do novo Tomb Raider

No começo, os treinos incluiam muito levantamento de peso e musculação e pouco trabalho de cardio. A ideia era justamente turbinar os músculos da atriz, dona de um corpo esguio e acostumada com exercícios físicos dos tempos de bailarina. 

E como Tomb Raider se envolve em diversas cenas de ação e de lutas no filme, os treinos de Alicia com Lygdback também incluiam sessões de MMA. Para completar a preparação, a atriz ainda teve aulas de natação e escalada em pedras. 

Dieta de heroína de cinema

Na primeira fase da preparação, Alicia seguia uma dieta bastante variada, afinal, era necessário dar energia suficiente para que o corpo desenvolvesse os músculos da maneira esperada. O café da manhã da atriz, por exemplo, era composto por três ovos pochês. Já o almoço era o momento para um peixe ou outra proteína; carboidratos como batata ou quinoa e vegetais. O jantar seguia uma combinação semelhante a usada no almoço. Entre uma refeição e outra, a atriz ainda fazia alguns lanchinhos a base de proteína. 

Mais tarde, dois meses antes de começarem as filmagens do longa, a dieta mudou. A proposta agora era manter os músculos, mas eliminar gordura. A revista cita uma entrevista do personal trainer ao site "Pop Sugar" no qual ele explica que optou por seguir com Alicia uma dieta cetogênica , conhecida em inglês como Keto Diet.

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Nesse tipo de alimentação, quase não há ingestão de carboidrato - apenas 25 gramas por dia. Por outro lado, há um grande consumo de proteína, que vem de peixes e frutos do mar, e também de gorduras boas, como óleo de coco e abacate. Os vegetais fazem parte do cardápio, mas de forma controlada, já que também são fontes de carboidrato. 

Essa alimentação, segundo o profissional, faz com o corpo passe a usar a gordura armazenada como fonte de energia, já que quase não recebe carboidrato. Com isso, há a queima de gordura corporal e ainda mais definição. 

A dieta é bastante restritiva e não foi fácil de ser seguida. "É sempre difícil nos primeiros dias, mas a força de vontade de Alicia é inacreditável e ela nem reclamou, mesm sendo nítido que ela estava sofrendo", comenta o treinador. 

Já durante as filmagens, para manter a massa muscular e o baixo percentual de gordura, Alicia teve a dieta mais uma vez ajustada. A base de proteína continou a mesma, com peixes e frutos do mar, mas aos poucos os bons carboidratos, aqueles de baixo índice glicêmico, foram incorporados mais uma vez no cardápio. 

Tanquinho de respeito

Alicia Vikander mostra abdômen trincado e força para executar exercícios com peso
Reprodução/Instagram
Alicia Vikander mostra abdômen trincado e força para executar exercícios com peso

O resultado de tudo isso pode ser visto no novo filme da Tomb Raider e também fora das telas, no Instagram do personal Magnus Lygdback. Ele segue postando vídeos da atriz e é possível notar os músculos de Alicia e um tanquinho de dar inveja a muita gente. 

Como elogia o profissional ao "USA Today", a atriz é dona de um "8 pack", ou seja, tem o abdômen mais torneado que o famoso "6 pack". Ele destaca a força e o preparo que Alicia tem no core (região que engloba abdômen e lombar), importante para a barriga sarada e também para que ela tenha tido um bom desempenho em cenas de ação e luta, diminuindo o risco de lesões. 

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Treino da Tomb Raider para você

Nas redes sociais, Magnus Lygdback lançou recentemente um desafio, mostrando semana a semana quais exercícios incluiu na rotina de Alicia para que ela ficasse com o corpo e o preparo físico ideais para virar Tomb Raider. Foram seis semanas de treinos postados até o começo de março, sempre com combos de três exercícios. 

Semana 1 - costas

No primeiro vídeo, ele mostra um pouco dos treinos com Alicia ao longo da preparação para que ela vivesse a personagem Lara Croft e logo parte para os exercícios. As primeiros são para trabalhar costas. A série mistura remada, exercício com kettlebell e um com elástico, que também exige força nos ombros. 


Semana 2 - pernas

O foco agora são os membros inferiores, com exercícios como agachamento, afundos e saltos laterais. Com isso, o personal trabalha glúteos, músculos das pernas e também o core. 


Semana 3 - abdômen

Dessa vez, a ideia é fazer um trabalho completo para abdômen, com exercícios que fortaleçam core, abdômen reto e oblíquo. E nada de exercícios tradicionais por aqui. Um deles, como brinca Lygdback, é uma invenção do treinador e não tem nem nome. 


Semana 4 - braços

Para trabalhar membros superiores, o treinador aposta em um exercício combinado. O primeiro da série, por exemplo, mistura bíceps e tríceps. Em seguida, mais um pouco de foco no bíceps, com um movimento com elástico. Para completar, flexão de braço com os cotovelos próximos ao corpo, dando enfoque ao tríceps. 

Want arms like Lara Croft? Join me for another week of Tomb Raider training. #week4

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Semana 5 - peitoral

O plano de exercícios segue com trabalho para o peitoral. Aqui, o personal trainer usa flexão com rotação de tronco, um pouco de ioga e mais uma flexão de braço, usando um banco ou uma caixa como apoio. 


Semana 6 - corpo todo

Para fechar a série de vídeos, Lygdback sugere apenas um exercício, mas que trabalha todo o corpo. No movimento, parece que você está engatinhando, mas a coisa é um pouco mais complexa que isso. 


Para seguir os treinos ao estilo Tomb Raider e evitar lesões ou qualquer problema, vale também procurar um profissional de educação física e se desafiar. 

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