Chico Salgado é professor de educação física e ajuda uma série de famosas a conquistarem a boa forma. Na semana passada, ele postou um vídeo em sua página no Instagram de um desses treinos com celebridades. Nas imagens, Bruna Marquezine aparece trocando golpes de boxe com o profissional e ainda fazendo um abdominal bastante exigente. 

Em um de seus treinos com o personal Chico Salgado, Bruna Marquezine faz um abdominal usando um saco de boxe como apoio para pernas
Reprodução/Instagram/@chico_salgado
Em um de seus treinos com o personal Chico Salgado, Bruna Marquezine faz um abdominal usando um saco de boxe como apoio para pernas


Para realizar o exercício, Bruna Marquezine está com o corpo suspenso no ar, tendo como apoio as pernas entrelaçadas em um saco de boxe. Ela faz dois movimentos, um de abdominal reto e outro, de oblíquo. Pelo esforço da atriz nas imagens dá para notar que os exercícios não são simples. E aí vem uma questão: posso repetir esse ou outros treinos das famosas em casa ou na minha academia? 


A resposta é sim, mas com o devido acompanhamento, como provavelmente foi o caso de Bruna. É comum se inspirar em famosas para buscar a boa forma, mas é preciso ter cuidado e cautela ao realizar os exercícios. "Ao contrário do que imaginam, sou a favor de pessoas que incentivam as outras em suas redes sociais no que diz à respeito atividade física e qualidade de vida, mas sempre alerto que nem tudo que se vê pode ou deve ser repetido por conta própria sem noção dos riscos e até que ponto tal exercício é eficiente", comenta o educador físico e fisiculturista Marcelo Santana. 

"São vários casos de pessoas se machucando em academias por realizarem exercícios pendurados, com a cabeça para baixo ou em movimentos que comprometem a integridade física", completa o profissional. 

No exercício feito por Bruna, por exemplo, há a chance de se perder o apoio da perna e escorregar, caindo de costas no solo ou mesmo causando alguma lesão no pescoço. 

Não é a primeira vez que um exercício feito por uma famosa gera um alerta. Juju Salimeni, por exemplo, é acompanhada de perto nos treinos pelo marido, o educador físico Felipe Franco. Ela já apareceu em um vídeo postado no Instagram fazendo um trabalho para pernas bastante ousado, no qual ficava com as pernas presas no aparelho e levava o tronco e a cabeça em direção ao solo. 

Na época, o Delas conversou com outros profissionais, que também alertaram para os riscos de tentar copiar esse tipo de treino. Relembre o caso e os detalhes

Vale treinar até chorar?

E quando o assunto é treino de famosas, é fácil pensar em Gracyanne Barbosa. A musa fitness segue uma rotina mais do que intensa na academia e já apareceu mais de uma vez chorando durante a execução dos exercícios. Isso é saudável? 


No caso dela, sim. O trabalho que ela segue é um treinamento de muita força que tem como objeto a hipertrofia. Ela trabalha o músculo até a exaustão em séries que vão diminuindo a carga e aumento a repetição gradativamente. Ao final, o cansaço e a exigência são tamanhos que às vezes é impossível segurar as lágrimas. 

Leia também: "No pain, no gain" - Até quando é normal sentir dor durante e depois dos exercícios?

Sem o condicionamento físico necessário, esse trabalho pode trazer sérias lesões e machucado de fato músculos, ligamentos e articulações. 

Gracyanne também é acompanhada de perto por profissionais e se seu objetivo é também ter músculos tão bem definidos quanto os dela, o melhor é procurar um professor e pensar em uma série de treinos para você. E se seu caso incluir esse esforço ao extremo, prepare o lencinho. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!