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A folia está chegando, mas ainda dá tempo de controlar a alimentação e investir em exercícios para exibir a silhueta fininha nas fantasias por aí

Muitas cidades já estão em clima de carnaval, com diversos blocos e bandas espalhados pelas ruas. Mas a festa mesmo será em fevereiro e ainda dá tempo de cuidar da alimentação e praticar alguns exercícios para chegar aos desfiles com aquela barriga sarada. 

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Com alguns cuidados na alimentação e disciplina, dá para chegar ao carnaval com a barriga sarada
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Com alguns cuidados na alimentação e disciplina, dá para chegar ao carnaval com a barriga sarada

Diversos especialistas afirmam que boa parte do segredo para a barriga sarada está na alimentação, portanto, vale rever o cardápio nesses dias pré-folia. A ideia é investir em alimentos naturais, deixar os processados de lado e focar naquilo que ajuda a combater o inchaço e a retenção de líquido , que muitas vezes dão a sensação daquela barriguinha saliente. 

Separamos alguns alimentos muito bem-vindos nessa missão anti-inchaço

1. Ameixa

Essa fruta é conhecida por ajudar a combater a prisão de ventre e, com isso, contribui também para acabar com possíveis inchaços na região abdominal. Além disso, é usada nas dietas de emagrecimento. "Também favorece a perda de peso, pois suas fibras aumentam a sensação de saciedade, além de ajudar no controle da glicemia e dos níveis de colesterol no sangue", afirma Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti. Para completar, ainda é uma opção com baixas calorias. 

Com 2 ameixas maduras, 1 maçã verde, 100 mL de leite de arroz e 50 mL de leite de coco você faz um smoothie de ameixa ideal
Divulgação/Oba Hortifruti
Com 2 ameixas maduras, 1 maçã verde, 100 mL de leite de arroz e 50 mL de leite de coco você faz um smoothie de ameixa ideal

Segundo a nutricionista, a ameixa pode ser consumida a qualquer hora, desde o café da manhã, como sobremesa após o almoço ou um lanchinho à tarde. A dica da especialista é escolher uma fruta bm madura e fresca, de preferência aquelas com tom vermelho escuro vivo e com aroma característico exalando. Assim, há um melhor aproveitamento de todos os nutrientes.

Outra dica é só cortar a ameixa na hora do consumo, pois a polpa tende a oxidar. Também há o risco de perder teor de vitamina C. 

2. Tomate

Mais uma sugestão de Renata é esse clássico de tantos preparos. Ela explica que o tomate também é um alimento rico em fibras e, por isso, ajuda no trânsito intestinal e no combate ao inchaço.

Outra vantagem é que fonte de potássio, nutriente que contribui para que não tenha retenção de líquido no organismo e, como consequência, um maior volume abdominal. Para completar, ainda é uma fruta diurética, já que sua composição é de 90% de água. 

Tomates podem virar petiscos e diversas receitas
Divulgação/Oba Hortifruti
Tomates podem virar petiscos e diversas receitas

Para turbinar os efeitos para uma barriga sarada, vale combinar tomate com ingredientes termogênicos, como pimenta. Mas também é preciso cuidado nessas combinação. De nada adianta um molho de tomate frescos com um prato gigante de massa. Veja algumas dicas de  receitas com tomate que ajudam na dieta

3. Mais frutas diuréticas

A lista dessa categoria é extensa, vai muito além do tomate, e provavelmente alguma dessas opções vai agradar seu paladar. Elas são ricas em água na composição e também contém outros nutrientes, como o potássio, que ajudam a equilibrar os níveis de sódio e de líquidos no corpo. 

Melancia é um ótimo diurético natural
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Melancia é um ótimo diurético natural


Um clássico aqui é a melancia. Ela ainda é fonte de licopeno, que previne contra o câncer de próstata e mama. Outra boa ideia é o abacaxi , que contém fibras, que auxiliam na digestão e na questão da saciedade, e uma substância chamada bromelina, enzima que também contribui para uma boa digestão. Boa ideia para uma sobremesa refrescante. 

Mais uma opção, de acordo com Renata Girau, é a maçã . A fruta tem nutrientes que podem fazer um detox no organismo , ajudando a eliminar líquidos e também toxinas do corpo. Ela pod ser consumida in natura, com a casca para não perder nutrientes, ou usada como um adoçante. Meia maçã é capaz de dar um sabor especial ao suco, smoothie ou vitamina sem acrescentar muitas calorias e dispensando o uso de açúcar. 

Maçã ajuda a fazer uma faxina no organismo por conter itens como fibras, potássio, vitamina B6 e pectina, que ajuda no controle glicêmico e no colesterol
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Maçã ajuda a fazer uma faxina no organismo por conter itens como fibras, potássio, vitamina B6 e pectina, que ajuda no controle glicêmico e no colesterol


Leia também: Maçã é chave de emagrecimento e boa forma, aponta pesquisa

Quer mais? A lista de frutas diuréticas ainda inclui melão, pera, limão e coco. 

4. Chás poderosos

Essas bebidas também podem têm seus efeitos diuréticos. De acordo com o endocrinologista Pedro Assed, boas opções para esse fim são os chás de hibisco e de cavalinha. O médico explica que eles contém xantinas e taninos, considerados antioxidantes naturais. Eles atuam nos tubulos renais e, com isso, ajudam o organismo a eliminar sódio pela urina, por isso acabam sendo apontados como diuréticos. 

Chá de hibisco é um ótimo diurético e digestivo e pode ser consumido frio ou quente
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Chá de hibisco é um ótimo diurético e digestivo e pode ser consumido frio ou quente

Além disso, o chá de hibisco também é conhecido como um laxante leve e um digestivo e, como já sabemos, ter o sistema de digestão em dia é uma ajuda e tanto para acabar com inchaço abdominal e para ter a barriga sarada. A vantagem é que fica muito bom tanto na versão quente quanto na gelada. 

5. Água

Beber água ajuda - e muito - na dieta
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Beber água ajuda - e muito - na dieta

Sim, beba água para combater a retenção de líquido. O corpo bem hidratado funciona melhor, garantindo o transporte adequado de todos os nutrientes. Por isso, lembre-se da velha e boa dica de beber dois litros de água por dia antes, durante e depois da folia, ainda mais nesses tempos de calor do verão brasileiro. 

Exercícios pré-carnaval

Vale também mexer o corpo para chegar em forma à folia. E uma ótima dica é apostar em treinos de HIIT, aqueles que contém atividades intervaladas de alta intensidade. Geralmente são treinos rápidos, de no máximo meia hora de duração, e misturam movimentos vigorosos com descansos ativos. Por exemplo, série de burpees seguida de corrida no lugar. 

Burpee é um exercício muito comum nos treinos de HIIT e trabalha todo o corpo
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Burpee é um exercício muito comum nos treinos de HIIT e trabalha todo o corpo


Esse tipo de treino ajuda a queimar gordura durante e depois da atividade física e, por isso, viram um ótimo aliado na busca pela barriga sarada. Nosso colunista Vinícius Possebon é preparador físico e especialista no assunto e traz várias dicas de exercícios e sugestões de treinos para fazer em qualquer lugar, já que eles não pedem o uso de aparelho. Saiba mais sobre o HIIT na coluna de Vinícius Possebon

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