Eliminar aqueles quilinhos a mais ou aquela gordurinha localizada que tanto incomoda você pode não ser tarefa muito simples e, infelizmente, não há milagre. A melhor combinação para 10 entre 10 profissionais de saúde é combinar alimentação saudável e exercícios físicos. Mas há algumas dicas que podem ajudar em todo esse processo, como entender como acelerar o metabolismo. 

Leia tudo sobre dieta

Saiba como acelerar o metabolismo com dicas simples
shutterstock
Saiba como acelerar o metabolismo com dicas simples


Quando o metabolismo trabalha da maneira correta, o corpo reconhece que está recebendo energia de forma adequadada e entende que não precisa fazer estoque. Ao saber como acelerar o metabolismo , além de não ter esse estoque, há também uma maior queima de calorias. É como se a gente sinalizasse para o organismo que ele pode trabalhar a todo vapor que logo logo vai receber um bom alimento, ou seja, uma boa fonte de energia, para continuar trabalhando nesse ritmo. 

E mandar essa mensagem não é tão difícil. Edson Ramuth, médico fundador da Emagrecentro e membro da sociedade brasileira de nutrologia, e Nathália Borghi, nutricionista da Green Station, listam 7 dicas bem simples de serem adotadas que podem ajudar a acelerar o metabolismo. Também separamos reportagens que já foram destaque aqui no Delas para complementar a lista e te ajudar a entrar em forma

1. Faça do café da manhã seu melhor amigo

Café da manhã pode ser um aliado no processo de emagrecimento
Creative Commons
Café da manhã pode ser um aliado no processo de emagrecimento

Para abrir a lista, um assunto que já rendeu polêmica por aqui: café da manhã. Por exemplo, para o personal trainer e autor do livro "2 Meal a Day" (Duas refeições por dia, em tradução livre para o português), Max Lowery, pular a primeira refeição do dia é uma maneira de emagrecer . Entretanto, a maioria dos médicos e nutricionistas recomendam, sim, fazer um desjejum caprichado pouco tempo depois de sair da cama. 

O corpo fica um bom tempo sem receber nutrientes durante as horas de sono e prolongar isso pode fazer com que ele entenda que é necessário conservar energia porque vai ficar ainda mais tempo sem nenhum alimento. Resultado? Acúmulo de gordura. E como não é isso o que queremos, vale tomar café da manhã. 

Ramuth defende que, para ajudar no funcionamento do metabolismo, o ideal é fazer essa refeição até uma hora depois de despertar. Portanto, se não sente fome assim que sai da cama, pode tomar um banho, se arrumar para o trabalho e aí, então, partir para a mesa do café. Com isso, terá tempo para "acordar" o corpo. Ao tornar o café da manhã um hábito ficará mais simples se alimentar logo depois de levantar. 

E como foi citado lá no começo, a ideia é buscar uma alimentação saudável. Portanto, a primeira refeição já deve se enquadrar nesse perfil. Deixe alimentos gordurosos e frituras de lado e aposte em bons carboidratos e equilíbrio. Veja mais detalhes no link abaixo: 

Leia também: Como preparar um café da manhã saudável ideal para sua rotina

2. Faça todas as refeições

Não pular refeições também está na lista dos especialistas
shutterstock
Não pular refeições também está na lista dos especialistas

Esse é mais um tópico que gera polêmica. Enquanto há uma parcela crescente de adeptos do jejum intermitente , dieta que estabelece períodos do dia os quais é permitido se alimentar e outros em que devem ser mantidos o jejum, o mais comum ainda é comer pequenas porções ao longo do dia e não pular as refeições principais. 

Para explicar, basta seguir a mesma regra do café da manhã. Quando o corpo fica muito tempo sem alimento, há uma tendência em desacelerar o metabolismo e armazenar energia. Além disso, Nathália reforça que fazer todas as refeições de maneira equilibrada ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue consistentes, e isso favorece que o metabolismo funcione de maneira correta. 

3. Dê um up em sua salada

Salmão é uma ótima proteína para ser adicionada a saladas
Creative Commons
Salmão é uma ótima proteína para ser adicionada a saladas

Já que estamos falando de refeições, almoço e jantar também merecem atenção. As velhas de dicas de montar pratos coloridos, variar os grupos alimentares e incluir sempre que possível no cardápio folhas, verduras e legumes, que além de ricos em nutrientes também são fontes de fibra e, com isso, auxiliam na digestão e no processo de emagrecimento, continuam valendo. Para completar, Nathália sugere apostar no salmão como complemento da salada como uma dica de como acelerar o metabolismo. 

Esse peixe geralmente aparece em listas de superalimentos . Ele é rico em ácidos graxos essenciais e ômega 3 e estudos já apontaram que esses itens ajudam a turbinar o metabolismo. 

4. Mastigue bem os alimentos

Lembre-se de mastigar bem os alimentos em todas as refeições
Pixabay
Lembre-se de mastigar bem os alimentos em todas as refeições

Se você costuma fazer as refeições com pressa, sem prestar muita atençào à mastigação, está em um caminho errado.  A nutricionista afirma que vale a pena mastigar bem e com calma os alimentos porque desas forma o cérebro tem um tempo para registrar que você já está satisfeito. 

5. Mande o estresse embora

Exercícios ajudam a aliviar o estresse
Pinterest
Exercícios ajudam a aliviar o estresse

Ok, com a correria do dia a dia, a cobrança do chefe no trabalho ou a bagunça dos filhos em casa nem sempre é fácil ter uma vida sem estresse. O problema, segundo o médico Edson Ramuth, é que o cortisol, hormônio do estresse, atrapalha a queima de gordura. 

Para ajudar a relaxar, vale a dica de praticar exercícios físicos. Fazer uma atividade regular ajuda a diminuir os níveis de estresse e ainda faz parte da lista de como acelerar o metabolismo. Alguns tipo de treino, como o HIIT (treino intervalado de alta intensidade) prometem manter a queima de gordura até mesmo depois do exercício. 

6. Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem para emagrecer? Sim, é isso mesmo
shutterstock
Dormir bem para emagrecer? Sim, é isso mesmo

Dormir bem é importante para relaxar e também para acelerar o metabolismo, defende Ramuth. Além disso, há estudos que indicam que a falta de sono pode desencadear a produção de hormônios que fazem a pessoa querer comer mais. 

Leia também: 5 coisas que não exigem esforço e ajudam a perder peso

De acordo com Ramuth, uma dica para dormir melhor é se desligar, pelo menos um pouco, de celulares e equipamentos eletrônicos. O médico recomenda, por exemplo, deixar de lado o celular cerca de 30 minutos antes de ir para cama. "A luz emitida do aparelho cria dificuldades para a mente relaxar e ter um sono tranquilo", afirma. 

7. Beba água

Beber água pode ajudar na dieta
shutterstock
Beber água pode ajudar na dieta

Água é um santo remédio. Manter o corpo hidratado, como explica Nathália, faz com o organismo funcione de maneira adequada e por isso essa atitude tão simples faz parte dos hábitos de quem quer saber como acelerar o metabolismo. Tenha sempre uma garrafinha de água por perto, ainda mais nos dias quentes de verão. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!