Eliminar aqueles quilinhos a mais ou aquela gordurinha localizada que tanto incomoda você pode não ser tarefa muito simples e, infelizmente, não há milagre. A melhor combinação para 10 entre 10 profissionais de saúde é combinar alimentação saudável e exercícios físicos. Mas há algumas dicas que podem ajudar em todo esse processo, como entender como acelerar o metabolismo.
Quando o metabolismo trabalha da maneira correta, o corpo reconhece que está recebendo energia de forma adequadada e entende que não precisa fazer estoque. Ao saber como acelerar o metabolismo , além de não ter esse estoque, há também uma maior queima de calorias. É como se a gente sinalizasse para o organismo que ele pode trabalhar a todo vapor que logo logo vai receber um bom alimento, ou seja, uma boa fonte de energia, para continuar trabalhando nesse ritmo.
E mandar essa mensagem não é tão difícil. Edson Ramuth, médico fundador da Emagrecentro e membro da sociedade brasileira de nutrologia, e Nathália Borghi, nutricionista da Green Station, listam 7 dicas bem simples de serem adotadas que podem ajudar a acelerar o metabolismo. Também separamos reportagens que já foram destaque aqui no Delas para complementar a lista e te ajudar a entrar em forma .
1. Faça do café da manhã seu melhor amigo
Para abrir a lista, um assunto que já rendeu polêmica por aqui: café da manhã. Por exemplo, para o personal trainer e autor do livro "2 Meal a Day" (Duas refeições por dia, em tradução livre para o português), Max Lowery, pular a primeira refeição do dia é uma maneira de emagrecer . Entretanto, a maioria dos médicos e nutricionistas recomendam, sim, fazer um desjejum caprichado pouco tempo depois de sair da cama.
O corpo fica um bom tempo sem receber nutrientes durante as horas de sono e prolongar isso pode fazer com que ele entenda que é necessário conservar energia porque vai ficar ainda mais tempo sem nenhum alimento. Resultado? Acúmulo de gordura. E como não é isso o que queremos, vale tomar café da manhã.
Ramuth defende que, para ajudar no funcionamento do metabolismo, o ideal é fazer essa refeição até uma hora depois de despertar. Portanto, se não sente fome assim que sai da cama, pode tomar um banho, se arrumar para o trabalho e aí, então, partir para a mesa do café. Com isso, terá tempo para "acordar" o corpo. Ao tornar o café da manhã um hábito ficará mais simples se alimentar logo depois de levantar.
E como foi citado lá no começo, a ideia é buscar uma alimentação saudável. Portanto, a primeira refeição já deve se enquadrar nesse perfil. Deixe alimentos gordurosos e frituras de lado e aposte em bons carboidratos e equilíbrio. Veja mais detalhes no link abaixo:
Leia também: Como preparar um café da manhã saudável ideal para sua rotina
2. Faça todas as refeições
Esse é mais um tópico que gera polêmica. Enquanto há uma parcela crescente de adeptos do jejum intermitente , dieta que estabelece períodos do dia os quais é permitido se alimentar e outros em que devem ser mantidos o jejum, o mais comum ainda é comer pequenas porções ao longo do dia e não pular as refeições principais.
Para explicar, basta seguir a mesma regra do café da manhã. Quando o corpo fica muito tempo sem alimento, há uma tendência em desacelerar o metabolismo e armazenar energia. Além disso, Nathália reforça que fazer todas as refeições de maneira equilibrada ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue consistentes, e isso favorece que o metabolismo funcione de maneira correta.
3. Dê um up em sua salada
Já que estamos falando de refeições, almoço e jantar também merecem atenção. As velhas de dicas de montar pratos coloridos, variar os grupos alimentares e incluir sempre que possível no cardápio folhas, verduras e legumes, que além de ricos em nutrientes também são fontes de fibra e, com isso, auxiliam na digestão e no processo de emagrecimento, continuam valendo. Para completar, Nathália sugere apostar no salmão como complemento da salada como uma dica de como acelerar o metabolismo.
Esse peixe geralmente aparece em listas de superalimentos . Ele é rico em ácidos graxos essenciais e ômega 3 e estudos já apontaram que esses itens ajudam a turbinar o metabolismo.
4. Mastigue bem os alimentos
Se você costuma fazer as refeições com pressa, sem prestar muita atençào à mastigação, está em um caminho errado. A nutricionista afirma que vale a pena mastigar bem e com calma os alimentos porque desas forma o cérebro tem um tempo para registrar que você já está satisfeito.
5. Mande o estresse embora
Ok, com a correria do dia a dia, a cobrança do chefe no trabalho ou a bagunça dos filhos em casa nem sempre é fácil ter uma vida sem estresse. O problema, segundo o médico Edson Ramuth, é que o cortisol, hormônio do estresse, atrapalha a queima de gordura.
Para ajudar a relaxar, vale a dica de praticar exercícios físicos. Fazer uma atividade regular ajuda a diminuir os níveis de estresse e ainda faz parte da lista de como acelerar o metabolismo. Alguns tipo de treino, como o HIIT (treino intervalado de alta intensidade) prometem manter a queima de gordura até mesmo depois do exercício.
6. Tenha uma boa noite de sono
Dormir bem é importante para relaxar e também para acelerar o metabolismo, defende Ramuth. Além disso, há estudos que indicam que a falta de sono pode desencadear a produção de hormônios que fazem a pessoa querer comer mais.
Leia também: 5 coisas que não exigem esforço e ajudam a perder peso
De acordo com Ramuth, uma dica para dormir melhor é se desligar, pelo menos um pouco, de celulares e equipamentos eletrônicos. O médico recomenda, por exemplo, deixar de lado o celular cerca de 30 minutos antes de ir para cama. "A luz emitida do aparelho cria dificuldades para a mente relaxar e ter um sono tranquilo", afirma.
7. Beba água
Água é um santo remédio. Manter o corpo hidratado, como explica Nathália, faz com o organismo funcione de maneira adequada e por isso essa atitude tão simples faz parte dos hábitos de quem quer saber como acelerar o metabolismo. Tenha sempre uma garrafinha de água por perto, ainda mais nos dias quentes de verão.