A ceia de Natal já passou e ainda tem mais comida para o almoço do dia 25. Geralmente é comum ter fartura à mesa e quase sempre diversos alimentos acabam sobrando - alguns até mesmo antes de serem preparados. Mas se souber amarnazená-los da maneira correta, eles vão durar ainda um bom tempo em seu freezer ou geladeira e podem virar outras receitas. 

Leia também: Como conservar melhor frutas, legumes e verduras no verão?

Você sabe como deve armazenar as sobras da ceia de Natal?
shutterstock
Você sabe como deve armazenar as sobras da ceia de Natal?


Ao Female, seção do portal do britânico "Daily Mail", a nutricionista Aloysa Hourigan ensina a maneira correta de guardar as sobras da ceia de Natal para evitar contaminação e problemas de saúde, como intoxicação alimentar. 

1. Pernil 

Em muitas casas, o pernil é um clássico no Natal. Entretanto, sabemos que a carne de porco apresenta um alto risco de contaminação, então é preciso cuidado do manusear esse item já pronto. Segundo a especialista, é possível guardar a sobra de pernil, ou do lombo ou outro corte de porco, mas por pouco tempo. 

Ela recomenda armazenar em geladeira por, no máximo, 48 horas. Para garantir que a qualidade do alimento será preservada, Aloysa lembra que a temperatura do eletrodoméstico deve estar selecionada para 5ºC ou menos. 

2. Tender

O presunto é tradicional principalmente nos Estados Unidos e também faz sucesso por aqui. A boa notícia é que ele dura bem mais que a carne de porco. A indicação da nutricionista é cobrir a carne ainda crua para que ela não desidrate e colocar no freezer caso não pense em consumir nos próximos dias. 

3. Aves

Assim como a carne de porco, o frango e as outra aves podem ser mantidas em geladeira por até dois dias mesmo depois de prontas. A dica é tomar cuidado para que ela o cozimento tenha sido adequado e não deixar o preparo em temperatura ambiente para evitar contaminação.  "Se ela foi cozida quando era fresca, pode ser congelada depois", completa Aloysa. 

Ela ressalta que é preciso ter cuidado com as aves porque elas podem ser facilmente contaminadas com bactérias como a salmonella quando não estão cozidas corretamente. E essa bacteria provoca intoxicação que causa febre, dor de cabeça, diarréia, dor abdominal, náusea e vômito. Os sintomas costumam aparecer 72 horas após a ingestão do alimento contaminado e geralmente durante entre quatro e sete dias. 

A nutricionista também fala sobre a carne de ave congelada. Nesse caso, antes de preparar ou consumir, a recomendação é descongelar ainda na geladeira, justamente para evitar a contaminação. 

4. Frutos do mar

Tanto os preparados quanto os crus duram pouco na geladeira. Os frescos devem ser armazenados por um dia ou congelados, desde que você se certifique que a embalagem é hermeticamente fechada. Depois de preparados, podem ficar guardados por 48 horas. 

Ao descongelar os frutos do mar para uma refeição, use água morna e, de novo, não deixe mais do que um dia armazenado, mesmo que sob refrigeração. 

5. Vegetais assados

Como esses itens não são tão ricos em proteína como as carnes, segundo a nutricionista, eles apresentam um menor risco de contaminação. "Você estará segura se guardá-los em recipientes fechados por até três dias na geladeira. 

Leia também: Cozido na ou no vapor? Qual a melhor forma de preparar os vegetais em casa?

Saiba organizar sua geladeira

Para completar, Aloysa ainda dá algumas dicas de como arrumar os alimentos na geladeira . As carnes cruas devem sempre estar protegidas - emabaladas - para evitar a contaminação, além de serem guardadas na parte de cima da geladeira, por exemplo. Vegetais também estão em recipientes, mas como há menos risco de contaminação, podem ficar mais embaixo, onde a temperatura não é tão fria. 

Além disso, ela ensina a regrinha do tempo para armazenar alimentos - sobras da ceia de Natal  comida em geral. Ela diz que se o item ficou menos de duas horas fora da refrigeração, ele pode ser armazenado novamente no refrigerador e consumido depois. Se esse tempo ficou entre duas e quatro horas, aí o melhor é comer logo e não refrigerar de novo. E se passou dessas quatro horas, o mais seguro é descartar o alimento.  


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!