Ganhar massa muscular não é tarefa muito simples e exige alimentação equilibrada e exercícios físicos. Suplementos alimentares
também pode ajudar nessa tarefa, e de acordo com o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, já é possível encontrar boas novidades no mercado que contribuem para turbinar os músculos e ainda queimar reduzir a gordura corporal.
Um suplemento muito conhecido do mundo das academias é o Whey Protein, mas Portilho diz que já há uma alternativa vegetal ainda mais eficaz que esse queridinho quando o assunto é ganhar massa muscular : a proteína de ervilha.
Para explicar melhor, o pesquisador cita um estudo que avaliou a evolução do bíceps de voluntários depois de 12 semanas ingerindo ou proteína de ervilha , ou whey ou placebo. Portilho diz que o grupo que consumiu whey e a proteína vegetal tiveram os mesmos resultados em relação a aumento da espessura e força muscular, medidos com exames de ultrassonografia e dinamômetro isocinético. A vantagem da proteína de ervilha é que ela não é derivada de leite, como o whey. "Essa proteína não conta com lactose e ainda é fonte natural de outras vitaminas e minerais", comenta o especialista, que também é farmacêutico e diretor científico da Consulfarma.
Leia também: Whey Protein, BCAA, Glutamina e outros - quais as diferenças entre eles e como usá-los
Além disso, o derivado da ervilha mostrou nesse estudo bons resultados para aqueles que estão iniciando ou recomeçando uma ativiade de fortalecimento muscular.
Outro método que é novidade, segundo Portilho, combina ingredientes com ação anti-idade, que contribuem para a redução da queda de cabelo e ainda dão um up no tônus muscular. Juntos, esses elementos ajudam na redução de gordura e na melhora da pele e dos músculos.
“A associação dos peptídeos bioativos Bodybalance e Verisol é benéfica para quem pratica exercícios físicos, pois enquanto o primeiro aumenta a massa magra e diminui a gordura fornecendo aminoácidos adequados, o segundo restaura o metabolismo celular e aumenta a elasticidade da pele, com resultado também contra a celulite”, detalha o farmacêutico.
Leia também: Como seguir uma dieta para ganhar massa muscular? Veja dicas e cardápios
Ele ainda cita a Glutationa como um aliado para combater a fadiga muscular e melhorar o desempenho nos treinos. Portilho diz que estudos recentes também mostram que esse antioxidante ainda "estimula o metabolismo aeróbico e evita a acidificação do ambiente muscular". No final, é mais pique para treinar e mais resistência do corpo para ganhar massa muscular.