Chef e especialistas em nutrição dão dicas para você escolher o pré-treino ideal

Tipo de exercício que irá fazer e seu perfil como atleta são determinantes para escolher a melhor alimentação antes e depois da academia

Para um bom desempenho e os melhores resultados nas atividades físicas é preciso ir além de suar a camisa na academia ou em uma corrida no parque. Também é fundamental ficar de olho na alimentação e seu pré-treino pode ser decisivo para sua performance nos exercícios. 

Leia também: Veja quais frutas comer antes da atividade física

Whey protein é um suplemento de proteína que pode ser aliado de atletas profissionais e amadores
Foto: shutterstock
Whey protein é um suplemento de proteína que pode ser aliado de atletas profissionais e amadores


Exagerar no pré-treino pode te deixar pesado e atrapalhar a perfomance. Por outro lado, comer de menos resultará em falta de energia. A chave é buscar um equilíbrio e também conciliar a alimentação com o tipo de exercício que irá fazer e seu perfil como atleta - se busca perfomance, se quer emagrecimento ou se o objetivo é ganhar mais músculos, por exemplo. 

Alimentação leve

Se a ideia é participar de uma aula de ciclismo indoor, o tradicional spinning, uma opção é apostar em shakes um pouco antes da atividade. O mesmo vale para exercícios com alto gasto calórico e que trabalhem a parte cardiorrespiratória. Segundo o trio Gilda Bley, chef, Gabriel Marques de Araújo, nutrólogo, e a Gabriela Forte, nutricionista, essa bebida é uma boa aposta por fornecer energia e nutrientes de forma rápida para o organismo. 

Mesmo sendo um alimento leve, não deve ser ingerido exatamente antes do exercício. A indicação dos profissionais é beber o shake 30 minutos antes da atividade para evitar qualquer mal estar no exercício. 

Receitas de shakes

Pensando nesse tipo de atividade, o trio sugere duas receitas de shake que você pode fazer em casa, um é para quem quer eliminar os quilinhos extras e o outro, para melhorar a perfomance na atividade. Anote os ingredientes: 

Foto: Creative Commons
Shake de morango é rico em antioxidantes e uma boa pedida para pré-treino


Shake para ajudar no emagrecimento

300 ml de Água
70 gramas de morango
30 gramas de proteína isolada e hidrolisada
canela a gosto
5 gramas de BCAA
Xilitol ou stévia a gosto (se necessário)
15 gramas de maca peruana
Gelo

Shake para melhorar a perfomance

300 ml de leite de amêndoa
1 banana
30 gramas de proteína concentrada
5 gramas de creatina
5 gramas de BCAA 
5 gramas de glutamina
2 gramas de HMB
5 gramas de arginina
15 gramas de maca peruana
Cacau em pó a gosto
Canela em pó a gosto
30 gramas de aveia em flocos
Mel a gosto
Gelo

Nas duas receitas, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. 

Leia também: Caqui é ótimo pré-treino e ainda traz saciedade; veja receitas com a fruta

Foto: Divulgação
Evento fala de dicas e receitas para alimentação antes, durante e depois da atividade física

Para também ajudar na escolha do que comer antes dos exercícios, o trio de profissionais participa de um evento em São Paulo neste sábado (11), o Ride Hiit & Eat Fit, que reúne dicas de gastronomia, nutrição e esporte na academia Ride State. O evento começa às 11h50 (horário de Brasília) e os alunos serão recebidos com opções de shake. Depois, eles farão uma aula de ciclismo indoor e, para fechar, Gilda vai preparar quatro receitas saudáveis ao lado do nutrólogo e da nutricionista. 

"Muita gente se preocupa com alimentação só pensando em emagrecimento ou estética, mas vai além Estamos falando de resultados a longo prazo e para a saúde. Lá na frente vai sentir ainda mais os benefícios de uma boa alimentação aliada a atividade física", afirma a chef.