Com o tempo mais friozinho do outono é fácil encontrar o caqui nas prateleiras de mercados e nas feiras. A fruta tem diversas versões e, segundo a nutricionista Renata Guirau, traz benefícios para a saúde e é uma ótima companheira de quem pratica atividade física.
Leia também: 6 alimentos que você não sabia, mas que são termogênicos e ajudam a emagrecer
Segundo a especialista do Oba Hortifruti, o caqui é ideal para ser consumido antes dos exercícios. "A fruta é um bom pré-treino porque tem carboidrato , excelente fonte de energia", afirma Renata. "Ele pode ser consumido sozinho, de 30 minutos a 1 hora antes das atividades físicas ", sugere a nutricionista.
Qual o tipo?
Renata afirma que todas as variedades desta fruta são indicados para o consumo antes de partir para a academia ou para uma corrida no parque. "Quanto a variedade, elas tem valor calórico bem parecido, desse modo, fica a gosto da pessoa", ressalta a nutricionista.
Ela também ensina como escolher a melhor fruta, de acordo com a variedade, para evitar aquela sensação de "amarrar a boca". Aqueles que são mais moles, como o rama forte ou taubaté, possuem uma quantidade maior de taninos, substância que provoca dessa sensação que pode ser ruim para muitas pessoas. A dica de Renata consumir essas versões quando elas estão mais maduras.
Aqueles duros, que têm a cor mais amarelada, têm menos taninos. As versões fuyu, kyoto e giombo têm a polpa mais firme e são mais crocantes.
Antioxidante e mais
Mas servir como pré-treino não é o único benefício dessa fruta típica do outono. Renata lembra que os caquis são comparados aos tomates pela semelhança e os dois possuem também benefícios parecidos.
Leia mais: 6 vezes que você não deve incluir o óleo de coco na rotina
Os dois, afirma a nutricionista, são fontes de licopeno , um antioxidante que contribui para o aumento da imunidade e também é fundamental na prevenção do câncer de próstata.
Para completar, é uma fonte de fibras, que faz com que sinta a sensação de saciedade por mais tempo e também melhora o trânsito intestinal.
Dicas de consumo
Além de aproveitar o caqui sozinho, a fruta combina com diversas receitas, doces e salgadas. Segundo Renata, pode virar aquele docinho para quem busca uma sobremesa saudável depois das refeições. Também vai bem como molhos para saladas e massas para quem é fã de um sabor agridoce.
Veja uma receita doce e outra salgada:
Mousse saudável
Essa receita alia a fruta com cereais, levando ainda mais fibras ao prato, ao incluir chia e linhaça no preparo. Além disso, esses ingredientes também possuem gorduras boas e ômega 3. E como não vai ao fogo, mantém as propriedades dos caquis também, já que a fruta é rica em vitamina C, mas esse nutriente, de acordo com Renata, é sensível ao calor.
Ingredientes
3 caquis grandes e bem maduros
1 colher (sopa) cheia de sementes de linhaça
1 colher (sopa) cheia de chia em sementes
5 tâmaras sem caroço picadas
1/2 xícara (chá) de água
Modo de preparo
Deixe a linhaça e as tâmaras de molho na água por pelo menos 20 minutos. Bata no liquidificador junto com os caquis e a chia, até ficar homogêneo. Despeje em duas taças e leve para gelar. Se desejar, coloque castanhas trituradas ou nibs de cacau por cima.
Leia também: Nutricionista lista 5 fatores que podem estar sabotando sua dieta
Molho para carnes
A dica de Renata é usar esse molho para acompanhar carnes grelhadas ou assados.
Ingredientes
1 colher (chá) de azeite de oliva
1 dente de alho amassado
1 cebola picada ou ralada
1 colher (chá) de mostarda
2 caquis maduro picados
1 xícara (chá) de vinho tinto
2 colheres (sopa) de salsinha
Modo de preparo
Em uma frigideira, adicione o azeite, a cebola e o alho. Refogue bem. Acrescente o restante dos ingredientes, exceto a salsinha. Mexa delicadamente, deixe encorpar, até o caqui amolecer ligeiramente.