Aproveitar as frutas da época para o consumo in natura ou em receitas é uma forma de ter um alimento fresco sempre à mão e também uma maneira de economizar, já que os itens da estação geralmente têm um melhor preço em mercados e feiras. E outubro é o mês no qual maçã , abacaxi e jabuticaba estão maduros e prontas para o consumo. 

Leia tudo sobre dieta

A maçã é uma das frutas da épocas deste mês e pode servir para diversas receitas
Reprodução/Blog Pequenina Vanilla
A maçã é uma das frutas da épocas deste mês e pode servir para diversas receitas


De acordo com dados do Pinterest, falar de receitas com as frutas da época é uma tendência. Só nas receitas salvas com maçã foi visto um aumento de 155% nos últimos três meses. Quando a protagonista é a jabuticaba, o aumento foi de 80% no último mês. O abacaxi também tem feito sucesso, com aumento de 30% em três meses. 

Com isso, a rede social separou com exclusividade para o Delas algumas dessas receitas que estão bombando na plataforma. Veja os detalhes: 

Receitas com jabuticaba

1. Sorvete de jabuticaba

Estamos na primavera, mas desde o inverno temos vivido dias típicos de verão, com altas temperaturas. Uma boa pedida para esse clima quente é um sorvete, como esse que tem a jabuticaba como estrela. Veja os detalhes no pin abaixo: 

2. Geleia de jabuticaba

Essa é uma ótima ideia para acompanhar pães e torradas. Entretanto, apesar de ser feita a base de fruta, é uma receita que leva bastante açúcar, ou seja, é calórica. Consuma com moderação para não colocar a dieta em risco. Veja como preparar: 

Receitas com maçã

3. Frozen de maçã funcional

Essa é uma fruta bastante comum e fácil de ser encontrada o ano todo, mas como está na época, elas estão muito mais suculentas. Ela é bastante versátil e a primeira opção desta parte da lista também é para se refrescar. Esse frozen combina ingredientes como ameixa e aveia, o que torna a receita uma fonte de fibras e nutrientes. Veja os detalhes no pin: 


4. Torta de maçã com quinoa e aveia

Falando em bons nutrientes, essa é mais uma opção bem rica. A aveia é uma fonte de fibra e a quinoa é uma fonte de proteína, além de ser um dos alimentos queridinhos dos nutricionistas . Aprenda a fazer essa tortinha em casa: 


5. Chips de maçã

É comum vermos receitas de chips de vegetais e salgados, mas algumas frutas também combinam com esse preparo e a maçã é uma delas. Para incrementar e ainda deixar a casa perfumada, use canela no preparo. Veja os detalhes: 


Receitas com abacaxi

6. Sorvete de abacaxi

A receita mistura itens saudáveis, como abacaxi, com outros mais "gordinhos", como açúcar e creme de leite. Portanto, cuidado com o exagero. Mas com moderação, vira uma opção para aquela tarde quente de sábado em família. Veja como preparar: 


7. Smoothie de abacaxi e manga

Aqui já voltamos às dicas mais saudáveis e magrinhas. O smoothie é uma forma de aproveitar melhor os nutrientes das frutas que os sucos , por exemplo, porque geralmente levam a fruta inteira no preparo. Essa receita ainda conta com iogurte, um ingrediente fonte de proteína. E o doce fica por conta das frutas, nada de açúcar! Aprenda a preparar em casa: 

Aproveite as frutas da época para variar o cardápio em casa e agregar mais nutrientes ao seu dia a dia. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!