Tamanho do texto

Segundo estudo recente, 30 minutos diários observando fotos ou perfis de musas fitness na rede social pode fazer você odiar seu corpo

As redes sociais, dependendo da maneira que são usadas, podem fazer muito bem ou muito mal. Quando o assunto é bem-estar e dieta, essa dualidade também se aplica ao Instagram. Para uns, a rede social de fotos é uma inspiração para entrar em forma. Para outros, ela pode virar um verdadeiro pesadelo e trazer uma série de problemas. 

Leia tudo sobre dieta

Observar fotos de musas no Instagram pode atrapalhar a dieta e autoestima
Reprodução/Instagram
Observar fotos de musas no Instagram pode atrapalhar a dieta e autoestima


A cada dia proliferam no Instagram  perfis de musas fitness com corpos perfeitos e dietas impecáveis. De acordo com pesquisa das universidades australianas University of New South Wales e Macquarie University, observar tais perfis pode ser bastante prejudicial. E 30 minutos por dia já são suficientes para causar um impacto negativo em como as mulheres veem seu corpo e encaram a questão do peso. 

O tablóide britânico "The Sun" traz detalhes do estudo. Para a pesquisa, foi analisado o comportamento de 350 mulheres da Austrália e dos Estados Unidos entre 18 e 25 anos. O estudo aponta que quanto mais essas mulheres observavam perfis de musas como Kendall Jenner ou Karlie Kloss, mais infelizes elas se mostravam com o próprio corpo. 

Também foi apontado que nos 30 minutos de navegação diária pela rede social, as mulheres entravam em uma zona de perigosa de valorizar o corpo apenas pela aparência, sem levar em conta a saúde. Quanto mais elas observavam os corpos das famosas, mais prejudicam a sua imagem própria e objetificavam o corpo. Por isso o jornal britânico diz que a exposição à rede social faz com que as mulheres passem a odiar seus corpos. 

Leia também: 10 perfis que comprovam que seu corpo não precisa seguir um padrão

O estudo das universidades australianas mostra resultados parecidos com uma publicação deste ano da Royal Society for Public Health, que apontou a rede de fotos como a rede social que causa mais danos à saúde mental, mexendo com os níveis de ansiedade e satisfação com o corpo. Para chegar a essa conclusão, o órgão escutou 1.479 pessoas entre 14 e 24 anos. 

Uso para o bem

Também não é preciso desistir da rede social. Ele pode até ser um aliado da dieta se você, pode exemplo, criar uma conta e usá-la como um diário alimentar. Segundo especialistas, essa é uam forma até divertida de acompanhar com o que come ao longo do dia e das semanas e, com isso, ter um controle maior sobre a alimentação. 

Leia também: Como emagrecer com a ajuda do Instagram?

Além disso, ao observar as famosas no Instagram, lembre-se que muitas delas vivem para ter corpos considerados por muitos perfeitos, mas o que corpo perfeito para você é aquele com o qual você se sente bem. Também não se culpe se a dieta da famosa é impecável e você ainda está caminhando na alimentação saudável. Quem disse que o cardápio que ela segue é mesmo bom para você? Consulte um nutricionista e monte um plano alimentar personalizado. A dieta terá muito mais efeito. 

    Leia tudo sobre: instagram dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.