Sim, você já sabe que o melhor caminho para emagrecer é adotar uma alimentação equilibrada e não apenas começar a seguir dietas malucas que surgem todos os dias por aí. Mas seguir um cardápio balanceado não significa somente prestar atenção aos alimentos, mas também ao que você vai consumir em cada momento do dia. 

Leia tudo sobre dieta

O que você consome de manhã ou à noite pode te ajudar a emagrecer ou atrapalhar todo o processo
shutterstock
O que você consome de manhã ou à noite pode te ajudar a emagrecer ou atrapalhar todo o processo


Se escolher um prato de 300 kcal, por exemplo, seja ele consumido no café ou no jantar, ele vai levar as mesmas 300 kcal para seu organismo. A diferença é com quais alimentos e nutrientes são compostas essas essas mesmas calorias e, pensando em emagrecer , alguns itens são mais indicados para começar o dia e outros para serem consumidos à noite. Segundo a nutricionista Sinara Meneze, do Nature Center, ao saber fazer essas escolhas é possível ter mais disposição, queimar mais gordura e ainda ter uma melhora na qualidade do sono. 

O que comer durante o dia?

Café da manhã e as refeições ao longo do dia devem fornecer energia e estimular o corpo
shutterstock
Café da manhã e as refeições ao longo do dia devem fornecer energia e estimular o corpo

A nutricionista diz que esse momento é importante para potencializar o metabolismo, já que um metabolismo acelerado significa mais queima de gordura , ideal para quem quer eliminar os quilos extras. Vale investir, por exemplo, em alimentos e bebidas ricas em cafeína, que de acordo como Sinara, melhoram o estado de atenção e a disposição e aumentam o gasto calórico. O velho e bom cafezinho pela manhã é muito bem vindo na dieta de emagrecimento

Leia também: Café para emagrecer - quantas calorias a mais você pode queimar com a bebida?

Sinara ainda sugere incluir no café da manhã e em lanches ao longo do dia frutas como a banana, que é rica em potássio, ingrediente que contribui para manter estáveis os níveis de glicose. 

No almoço, por exemplo, inclua legumes, vegetais e hortaliças que são fontes de bons carboidratos, assim como fibras e vitaminas, que fornecem energia para o corpo e favorecem a digestão. E uma dica importante da nutricionista: “Para obter as fibras, deve-se consumi-los, sempre que possível, com cascas, folhas e talos”.

O que comer à noite?

Leite quente antes de dormir faz bem para a dieta e para o sono
shutterstock
Leite quente antes de dormir faz bem para a dieta e para o sono

Ao anoitecer é preciso tomar alguns cuidados como, por exemplo, não consumir nada estimulante para não atrapalhar o sono e nem alimentos muito pesados, de difícil digestão. Falando isso, a qualidade do sono é importante para quem quer emagrecer, então, aquela receita da vovó de leite quente antes de dormir faz todo o sentido. A nutricionista explica que leite e derivados são fontes de triptofano, que ajuda o corpo a relaxar e a liberar melatonina, o hormônio do sono. Para quem é intolerante a lactose, veja mais alimentos ricos em triptofano

Ela lembra também que a ideia de que comer carboidrado à noite engorda é um mito, afinal, o caboidrato será o mesmo em qualquer hora do dia. O problema do consumo noturno é que o corpo terá menos tempo para gastar a energia dele e, com isso fará um estoque. E esse estoque geralmente vira os tais quilinhos a mais.

Portanto, uma dica para quem quer emagrecer é procurar alimentos que promovam a saciedade para evitar a gula e os doces depois do jantar ou antes de ir para cama. Uma sugestão é apostar no Cromo, um mineral que ajuda justamente a controlar aquela vontade de comer carboidratos. Ele está presente em alimentos como maçã e cereais. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!