Não é nenhuma novidade que o café faz parte da lista dos itens termogênicos - aqueles que ajudam a acelerar o metabolismo e, consequentemente, viram aliados para a queima de gordura e a perda de peso. Mas o quanto isso funciona na prática?

Leia tudo sobre dieta

Café pode fazer você queimar mais calorias por dia
shutterstock
Café pode fazer você queimar mais calorias por dia

Recentemente, o site "Byrdie" publicou um estudo que fala das características termogênicas do café e explica dados interessantes o quanto a bebida é capaz de acelerar o metabolismo e também quantas calorias você pode queimar a mais com o tradicional cafezinho. 

Leia também: Termogênico acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer, mas requer cuidados

A reportagem cita uma pesquisa desse ano publicada pelo Nature Communications que diz que ratos que foram expostos a cafeína apresentaram mais energia e menos apetite, dois itens interessantes para quem busca perder peso, afinal, não sentirá vontade de comer besteiras e ainda terá fôledo para praticar exercícios. 

Mais energia e menos gula

Ao site, a nutricionista Michelle Braude, autora do livro "The Food Effect" (O Efeito da Comida, em tradução para o português) dá detalhes da ação do cafezinho em nosso organismo. Ela diz que a bebida, ou outra rica em cafeína, pode acelarar de 3% a 11% o metabolismo. Com isso, o corpo começa mais rapidamente a quebrar a gordura para usá-la como fonte de energia. A cafeína ainda é uma "injeção" de ânimo que deixa a pessoa mais em estado de alerta e também mais disposta para os exercícios. 

Para completar, a ideia de tirar o apetite, segundo a especialista, é graças a substâncias como potássio e magnésio presentes na bebida, que ajudam o corpo a controlar os níveis de insulina e, consequentemente, reduzir o desejo por doces. E como esse benefício não está ligado à cafeína, até a versão descafeinada é uma aliada no controle do apetite. 

Calorias a menos

Segundo Michelle, uma quantidade de segura de café por dia é algo em torno de 400 gramas, o que seria o equivalente a quatro xícaras. Incluir a bebida no cardápio e ainda seguir uma dieta balanceada e praticar atividade física significa também mais gasto calórico. A nutricionista diz que não é possível medir esse número com exatidão, já que é algo muito particular de cada um, mas ela tem uma média. "No melhor cenário, quem é ativo pode queimar de 150 a 200 calorias a mais por dia". 

Leia também: Quando e como consumir um cafezinho para perder peso?

Mas calma, não adianta tomar baldes de café e não prestar atenção à alimentação esperando que vai emagrecer. Exagerar ne bebida pode fazer mal à saude, levando a quadros de ansiedade e palpitações. E o cafezinho não faz milagre. Se ingerir mais calorias do que seu corpo precisa, ele não vai simplesmente acabar com essa quantidade extra. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!